Home
Notícias
Quais os efeitos da privação emocional na vida de um bebê?
Notícias

Quais os efeitos da privação emocional na vida de um bebê?

publisherLogo
Mega Curioso
06/11/2021 19h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14759502/original/open-uri20211106-20-ja8uin?1636225885
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

De que forma uma criança que cresce em um lar amoroso possui um caminho mais fácil na vida do que aquelas que tiveram que lidar com a negligência parental desde cedo? Segundo um estudo feito pela Universidade de Harvard, o descaso dos pais pode ser tão prejudicial quanto os casos de abuso e violência explícita no que diz respeito ao desenvolvimento físico, psicológico e emocional da primeira infância.

Depressão e ansiedade são dois tipos de transtorno com grande impacto nas nossas relações afetivas e que, em grande parte, tem origem em acontecimentos da nossa vida jovem. Sendo assim, a forma como fomos tratados quando crianças gera um grande impacto na maneira como vamos lidar com nossas vidas pessoais e profissionais.

O que é a negligência parental?

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Além de não ser passível de punição por lei, a negligência parental é um termo difícil de analisar, seja cultural ou socialmente. Por mais que os Conselhos Tutelares atuem como órgãos para proteger as crianças do descaso dos pais, mesmo o Estatuto da Criança e do Adolescente não possui nenhum tipo de punição específica para tal ato no Brasil.

Porém, podemos descrever um pai ou mãe negligente como uma pessoa incapaz de cuidar de sua criança atendendo as necessidades básicas físicas, emocionais e psicológicas dela. A negligência emocional, diferente do que acontece com a violência física, provoca efeitos graves no desenvolvimento de um jovem, só que de forma silenciosa.

A falta de um vínculo afetivo pode fazer com que uma criança cresça com dificuldade para formar laços emocionais e tenha grande insegurança, mesmo que tenham sido estimulados no campo cognitivo e motor. Portanto, o desenvolvimento de uma criança depende de um conjunto de fatores para que ela atinja seu ápice evolutivo, e nesse ponto o amor parental é tão importante quanto qualquer outra coisa.

Como evitar a violência silenciosa?

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Um dos grandes problemas que causam a privação emocional e a negligência parental é a expectativa dos pais quanto aos seus filhos. Por acharem que toda criança nascerá perfeita, muitos papais e mamães de primeira viagem não se preparam emocionalmente para a dificuldade e trabalho que é cuidar de um recém-nascido.

Crianças que nascem com algum tipo de deficiência ou síndrome costumam ser as mais afetadas. A idealização do bebê faz com que alguns desses pais abandonem seus filhos em instituições ou simplesmente não forneçam o apoio emocional necessário para o seu desenvolvimento. A longo prazo, essa criança pode nunca aprender a superar adversidades pelo fato de seus pais não terem lidado com isso de forma saudável no passado.

Rupturas emocionais na vida do casal, como algum tipo de conflito interno ou divórcio, também podem aparecer como problemas em potencial. Nesse tipo de situação, os adultos tendem a voltar todas as atenções para sua situação pessoal e deixam a saúde emocional da criança de lado.

Para lidar com a negligência parental ou evitá-la, é essencial que os jovens possuam uma rede de apoio e que se sintam acolhidos e estimulados nos primeiros anos de vida. Um jovem que se desenvolve com experiências afetivas positivas no decorrer na infância costuma se tornar mais aberto ao mundo e, consequentemente, mais feliz. 

Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também