Wordle e Termo: entenda por que o jogo ficou tão popular
![publisherLogo](https://timnews.com.br/system/media_partners/image_1x1s/4396/thumb/Mega_Curioso.png)
Mega Curioso
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)
Durante a pandemia, surgiram milhares de novas tendências que visavam a manutenção do entretenimento durante o isolamento rígido. Entre a popularização de novas redes sociais, como o TikTok, e o surgimento de novos influenciadores digitais, uma outra vertente chamou atenção no período: o jogo Wordle, que tem sua versão em português chamada Termo.
A ideia é que todos os dias uma palavra secreta surge no computador e o usuário tem 6 tentativas de adivinhar qual é. O jogo só pode ser utilizado uma vez por dia, criando uma atmosfera de desafio e satisfação para aqueles que conseguem desvendar o mistério.
Por que o Wordle e o Termo foram criados?
O jogo foi criado meramente com a intenção de divertir — o criador deseja que seja divulgado, mas não para a captação financeira e sim para que as pessoas vejam que o online pode ser puramente divertido. A pandemia, por si só, gerou um aumento de ansiedade na sociedade em geral e esta ansiedade criou uma atmosfera extremamente negativa.
As redes sociais são um perigo nesse sentido por promoverem uma aparente dissipação dessa atmosfera com a liberação de dopamina. As ferramentas das redes sociais ajudam na liberação desse neurotransmissor, porém, esta é uma substância viciante e, por isso, a quantidade usufruída deve ser cada vez maior, o que gera um novo ciclo de ansiedade.
Nesse contexto, o TikTok, por exemplo, é um aplicativo malicioso por promover a ansiedade com coisas fúteis e divertidas. A ansiedade recorre à amígdala cerebral, que busca um mapa de memórias negativas para resolver a situação de "perigo"; assim como recorre ao sistema límbico para uma liberação cada vez maior de dopamina, neurotransmissor da recompensa, o que passa a não ser suficiente com o tempo.
É justamente esse sistema de recompensa cerebral que levou à popularização do Wordle e do Termo. Quanto maior o desafio, maior a recompensa, ou seja, maior a intensidade de liberação de dopamina. Sendo que, mediante à cultura das redes sociais, que está vinculada ao virtual e sua semântica, assim como ao imediatismo que a internet promove, um jogo fácil, rápido e recompensador passa a ser um bom mecanismo para essa sensação procurada para nos livrar dessa atmosfera negativa, assim como suprir a dependência do vício.
No entanto, apesar de ser necessário o cuidado quanto ao vício em eletrônicos, acredito que o Wordle ou o Termo promovam a neuroplasticidade cerebral. Afinal, é melhor esse jogo do que outras ferramentas que nada desenvolvem.
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)