Home
Notícias
YouTube: como um site de namoro virou líder de streaming?
Notícias

YouTube: como um site de namoro virou líder de streaming?

publisherLogo
Mega Curioso
23/08/2021 15h30
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14644723/original/data?1629733125
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Com mais de dois bilhões de usuários ativos mensais e um bilhão de vídeos assistidos por dia, o YouTube, lançado oficialmente em fevereiro de 2005, precisou de menos de uma década para tornar-se a maior plataforma de streaming do planeta, e hoje é referência em hospedagem, comunicação e interação para todos os tipos de público. Porém, essa história é carregada por sacrifícios e controvérsias que por muito pouco não mudaram completamente a proposta do site.

No início de 2005, Steve Chen, Chad Hurley e Jawed Karim, que trabalhavam juntos como funcionários do PayPal, decidiram iniciar um negócio por conta própria e, para celebrar o tradicional Dia de São Valentim (Dia dos Namorados), lançaram um site onde homens e mulheres poderiam subir vídeos comentando reflexões pessoais sobre o amor, relacionamentos, interações e outros sentimentos. Infelizmente, a disponibilidade para um pequeno grupo de usuários e o pouco interesse público acabou enterrando rapidamente a ideia, gerando um prejuízo em anúncios para o trio de jovens.

Apesar de terem perdido o conceito inicial do projeto, Chen, Hurley e Karim repararam que, mesmo com o fracasso, foram responsáveis por criar uma plataforma poderosa de vídeos, onde usuários tinham a oportunidade de hospedar gratuitamente conteúdos caseiros de forma simples e rápida. Assim, os fundadores decidiram sair do nicho romântico e permitir a adição de qualquer tipo de conteúdo em seu site.

Foi então que, em abril de 2005, Karim postou o primeiro vídeo na plataforma. Intitulado "Eu no Zoológico", o material de apenas 18 segundos mostrava o cofundador em um dia de passeio no Zoo de San Diego, Califórnia, e esse foi o passo definitivo para a construção de um império. Em outubro de 2006, um ano depois de o YouTube ver um vídeo atingir um milhão de visualizações pela primeira vez (anúncio viral da Nike com Ronaldinho Gaúcho), o domínio foi oficialmente vendido para a Google por US$ 1,65 bilhão (na época, cerca de R$ 3,54 bilhões, em conversão direta).

Vida pós-YouTube

Engenheiros de formação, Chen e Karim trabalharam, respectivamente, no desenvolvimento do serviço e na política antifraudes, enquanto Hurley, formado em Belas Artes, foi o responsável por desenhar a interface pessoal do programa. Com a venda do YouTube, os três partiram para o empreendedorismo e obtiveram carreiras de sucesso, criando empresas de tecnologia da informação e edição de conteúdos, atuando na consultoria da Google e Bloomberg, investindo no mercado esportivo (futebol e basquete) e trabalhando com sociedades e parceiros de renome.

(Fonte: Getty Images / Reprodução)(Fonte: Getty Images / Reprodução)

Em relação à plataforma, hoje conta com um complexo e exigente sistema de restrição de conteúdos, que combate o assédio, bullying, ofensas e materiais considerados inapropriados para o público. Além disso, o YouTube tornou-se uma das maiores fontes de renda do planeta, seja através da remuneração com views e inscrições por parte dos criadores de conteúdos ou através da veiculação de anúncios, que contam com o apoio de ferramentas de gerenciamento de tráfego da Google para serem acionados.

Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também