De Dinossauro a Louva-a-Deus: Veja como surgiram os nomes dos bichos
Recreio
Você já se perguntou de onde surgiram as nomenclaturas de alguns bichos? De Dinossauro a Louva-a-Deus, os nomes desses animais que vivem — ou já viveram — na natureza são curiosos e despertam a vontade de saber mais sobre eles.
Pensando nisso, a RECREIO pesquisou como esses nomes foram criados; confira alguns deles na lista:
ORANGOTANGO
Não, ele não é um macaco que dança tango. Na língua da Malásia, onde esse animal foi descoberto, a palavra quer dizer homem da floresta. Um holandês que estudava a vida desses macacos deu a eles esse nome provavelmente pela semelhança dos bichos com os seres humanos.
DINOSSAURO
Se você reparar bem, vai notar que os dinossauros não passam de lagartos crescidinhos e mal-humorados. Pelo menos foi essa a impressão do primeiro cientista que encontrou fósseis dessas enormes criaturas. Como na época ninguém imaginava que tivessem existido dinossauros, ele juntou alguns ossos e pensou ter encontrado pistas de um lagarto muito antigo. Por isso escolheu esse nome, que surgiu da união das palavras gregas deinós, que quer dizer terrível, e sauros, que significa lagarto.
HIPOPÓTAMO
Esse nome significa cavalo do rio. Provavelmente, a primeira vez que alguém viu esse bichão, que passa a maior parte do tempo na água, ficou sem saber o que era e imaginou que poderia ser algum primo do cavalo. Na verdade, eles não são parentes. E se você fosse o primeiro a encontrá-lo? Que nome daria para ele?
ARANHA
Segundo uma lenda da mitologia grega, Aracne era uma linda jovem que bordava como ninguém. Muito convencida, ela desafiou a deusa Atena para ver quem bordava melhor. Aracne ganhou, mas Atena, louca da vida, transformou a moça em um bicho... Adivinhe qual! Isso mesmo, em uma aranha, que em grego se diz arákhne.
GAMBÁ
Esse nome vem da palavra guaambá, do idioma tupi, e significa saco vazio. Isso porque o gambá, assim como o canguru, é um marsupial, ou seja, tem uma bolsa na barriga onde guarda os filhotes.
AVESTRUZ
Essa ave grandalhona tem um nome científico bem complicado em latim: Struthio camelus, que significa pássaro-camelo. Isso porque ela era muito usada como montaria no passado e até hoje é em alguns lugares. Daí, juntando ave + estruthio deu avestruz.
LOUVA-A-DEUS
Esse inseto é chamado assim porque, quando está parado, junta as patas como se estivesse rezando. Até o seu nome científico é engraçado: Mantis religiosa.
Leia também: 4 fatos curiosos sobre animais, que você provavelmente não sabia