Autoridades na Alemanha alertam para ataques terroristas na Eurocopa
Sportbuzz
Algumas autoridades do governo da Alemanha entraram em um modo de alerta por conta da segurança do país, seus moradores e visitantes durante a realização da Eurocopa deste ano. Segundo o jornal “Bild”, fontes acreditam que um ramo do Estado Isâmico dentro do território alemão estaria planejando um ataque durante a competição continental, que disputará partidas em 10 cidades locais, entre os dias 14 de junho e 14 de julho.
O nível de preocupação do governo aumentou após uma publicação radical ligada ao Estado Islâmico sugerir que os transportes públicos alemães sejam alvos de um ataque durante a competição. Na imagem compartilhada esté um trem com uma pessoa armada e fardada, com os dizeres: “Bem-vindo à Europa. Última chamada antes de partir”. Ainda há detalhes como uma caixa de explosivos em um dos assentos.
A postagem, de acordo com o jornal, dá orientações para que os simpatizantes do EI usem outros métodos para ferir as vítimas, como atropelamentos e esfaqueamentos. Desta forma, os responsáveis pela segurança alemã não temem somente um ataque direcionado com grandes proporções, mas a atuação em conjunto dos chamados “lobos solitários”.
Autoridades acreditam que o grupo ISIS-K (um braço do EI) tenha uma rede organizada de mais de 100 agentes na Europa Ocidental, sendo que 50 desses estariam na Alemanha. O grupo assumiu a responsabilidade pelo ataque terrorista que deixou 144 mortes e feriu um total de 551 pessoas na cidade de Moscou, na Rússia, no último mês de março.
A preocupação com possíveis ataques terroristas na Europa vem crescendo nos países que recebem grandes eventos esportivos. Na última segunda-feira, 8, autoridades da Espanha e da França anunciaram um reforço nas medidas de segurança para as partidas das quartas de final da Champions League, depois de ameaças nas partidas entre Real Madrid e Manchester City, em Madri, e Paris Saint-Germain e Barcelona, em Paris.