Home
Notícias
Apple exclui aplicativos russos da App Store a pedido do Reino Unido
Notícias

Apple exclui aplicativos russos da App Store a pedido do Reino Unido

publisherLogo
Tecmundo
28/09/2022 16h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15223187/original/open-uri20220928-628-13nhqbw?1664381422
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Apple removeu os aplicativos da desenvolvedora russa VK da App Store, globalmente, nessa terça-feira (27), em uma nova sanção contra o país comandado por Vladimir Putin relacionada à invasão da Ucrânia. Entre os apps excluídos, está a maior rede social da Rússia.

Utilizada por mais de 75 milhões de pessoas mensalmente, conforme os dados mais recentes, a VKontakte é uma espécie de versão russa do Facebook. Ela está disponível em vários idiomas e conta com diversas funcionalidades, incluindo jogos, músicas, vídeos e um mensageiro para conversas individuais e em grupo, entre outras ferramentas.

Outros apps populares no país, como os do serviço de e-mail Mail.ru, da plataforma de streaming de música VK Music e do marketplace Youla, também ficaram indisponíveis na loja oficial do iOS . Apesar da remoção, eles ainda podem ser utilizados pelas pessoas que já os tinham instalados no iPhone e no iPad.

O app da rede social VK segue disponível na Google Play Store.O app da rede social VK segue disponível na Google Play Store.Fonte:  Google Play Store/Reprodução 

Em contato com o The Verge, o porta-voz da Apple Adam Dema confirmou que os apps russos foram removidos da App Store em cumprimento de novas restrições determinadas pelo governo do Reino Unido. A empresa responsável pela distribuição dos softwares está entre as que enfrentam sanções das autoridades britânicas.

Rússia exige explicações

Como era de se esperar, a remoção da maior rede social russa da App Store não caiu bem no país, principalmente pelo fato de alguns apps excluídos possuírem pré-instalação obrigatória em todos os dispositivos móveis na Rússia. O órgão regulador de comunicações Roskomnadzor divulgou nota exigindo explicações da Apple.

“A agência acredita que tais restrições discriminatórias violam os direitos dos usuários russos da internet de receber informações e se comunicar livremente, e são inaceitáveis”, declarou a agência. Quem também pediu esclarecimentos à Apple sobre a remoção dos softwares foi o Ministério de Assuntos Digitais da Rússia.

É válido lembrar que os apps da desenvolvedora VK seguem disponíveis na Google Play Store. A rede social e as demais plataformas também podem ser acessadas normalmente na versão web, pelo navegador, e nos aplicativos para PC, de acordo com a empresa.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também