Construção de data center do TikTok no Ceará começa em seis meses
Tecmundo
As obras para construção de um data center da dona do TikTok em Caucaia, no Ceará, começam daqui a seis meses. A informação foi confirmada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, apontando o início das obras para algum momento de abril em um investimento bilionário.
O projeto é gerenciado pela Casa dos Ventos, especializada em energia eólica, e terá como grande investidora a chinesa ByteDance, responsável pelo TikTok. As negociações começaram há bastante tempo, mas tudo se intensificou no fim de 2024, quando o presidente em exercício na ausência de Lula, Geraldo Alckmin, recebeu representantes da empresa.
Contudo, durante as negociações parece que o Ministério do Meio Ambiente ficou de fora e não participou ativamente do processo de licenciamento ambiental. A construção do data center resultará em uma aplicação de R$ 50 bilhões no estado do Ceará, e o governo planeja receber até R$ 2 trilhões nos próximos dez anos com outras construções.
“Pelas nossas potencialidades e pelo que construímos e fortalecemos nos últimos anos, o Brasil se coloca com infraestrutura suficiente e com energia limpa e renovável. Por isso, assinamos a Medida Provisória do Redata, que cria uma série de estímulos para a atração de data centers”, explica Alexandre Silveira.
Caucaia, seca e protestos
Apesar do forte investimento, a escolha de Caucaia para receber o data center levantou uma série de críticas ao governo. O principal motivo é que a cidade tem um extenso histórico de seca, e segundo o Atlas Digital de Desastres no Brasil e do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, o município esteve em situação de emergência em 16 dos últimos 21 anos.
- Em 2019, por exemplo, algo em torno de 10 mil pessoas foram afetadas pela falta d’água;
- Isso fez com que a comunidade indígena Anacé apresentasse uma queixa formal contra a construção do empreendimento;
- Os nativos chegaram a ocupar a sede da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE) em protesto;
- Roberto Ytaysaba Anacé, cacique da tribo, disse que a comunidade não foi consultada sobre o licenciamento para a obra;
- As estimativas apontam que a instalação do data center deve consumir em torno de 30 mil litros de água diariamente;
- Caucaia também se destaca por estar perto do complexo portuário de Pecém e a proximidade com cabos de internet submarinos.
Em contrapartida, o governo do Ceará explicou que uma estação de tratamento de água será construída em parceria com o setor privado. Nela, haverá a conversão de água de esgoto para reutilização em processos industriais, como o resfriamento dos computadores presentes no data center.
Curtiu o conteúdo? Leia mais notícias no TecMundo e compartilhe-as nas redes sociais com os amigos.