IBGE prorroga coleta do Censo 2022 até o início de dezembro
Tecmundo
A previsão inicial para encerrar a coleta de informações para o Censo 2022 deveria acontecer até o dia 31 de outubro, contudo, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) decidiu prorrogar o prazo para até o início de dezembro. De qualquer forma, a data de divulgação dos dados do censo permanece a mesma, até o fim de dezembro de 2022.
Em um vídeo publicado no site oficial do instituto, o diretor de Pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo, afirmou que apenas cerca de metade da população foi recenseada até o momento. O prazo do recenseamento começou no dia 1 de agosto e, justamente por faltar menos de um mês, foi prorrogado.
“A grande dificuldade que se encontrou foi de recrutamento de recenseadores, portanto o IBGE está tomando decisões importantes para aumentar a possibilidade de recrutamento e concluir, com isso, a operação do Censo Demográfico 2022”, disse Azeredo durante o vídeo publicado na última segunda-feira (3).
De acordo com as informações divulgadas pelo IBGE, até o momento, já foram coletados dados de 104 milhões de pessoas ao redor do Brasil, em mais de 36 milhões de domicílios. A maior parte do problema está relacionada a falta de pessoal para trabalhar como recenseador em algumas regiões do Brasil