TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Notícias
INSS vai usar inteligência artificial para identificar atestados fraudulentos
Notícias

INSS vai usar inteligência artificial para identificar atestados fraudulentos

publisherLogo
Tecmundo
08/12/2023 22h00
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A inteligência artificial (IA) vai ajudar o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS ) a detectar fraudes em atestados médicos. O órgão federal vai adotar a ferramenta amplamente no começo de 2024 para identificar documentos fraudulentos enviados para solicitar benefícios.

Com a tecnologia, os dados serão cruzados para mapear quaisquer irregularidades. Um dos bancos usados será o Atestmed, que fica dentro do site e do aplicativo Meu INSS. Esse sistema envia digitalmente a documentação médica do cidadão ao órgão.

A IA vai conferir a identificação dos médicos e registros nos Conselhos Regionais de Medicina (CRM). Além disso, a tecnologia observará disparos em massa de um endereço de IP único e ainda a letra dos médicos.

Análise comportamental também será integrada. Antes da implantação da inteligência artificial, o INSS monitora os atestados médicos de quem solicita auxílio por incapacidade temporária (antes conhecido como auxílio-doença) por amostragem.

Têm direito ao benefício aquelas pessoas seguradas pelo INSS que comprovem, em perícia médica, a incapacidade para a atividade por mais de 15 dias consecutivos. A carência é de 12 contribuições mensais.

A grafia do médico é um dos dados que a inteligência artificial vai observar nos atestados enviados ao INSS.A grafia do médico é um dos dados que a inteligência artificial vai observar nos atestados enviados ao INSS.

A isenção da carência inclui acidentes ou doenças causadas pelo trabalho e a lista de 17 doenças especificadas na Portaria Interministerial MTP/MS nº 22, de 31/08/2022. Quem for pego apresentando atestados médicos falsos vai responder criminalmente.

O INSS busca reduzir as filas de solicitações de aposentadorias e auxílios. Atualmente, existem mais de 1,6 milhão de pedidos na fila, segundo o Portal da Transparência Previdenciária. Algumas dessas pessoas, 7,5% delas, estão esperando a análise de seis meses a um ano. A maioria, 55%, estão há até 45 dias.

O Ministério da Previdência Social pretende reduzir todos segurados para que aguardem no máximo um mês e meio até o final deste ano. A ideia é que até dezembro de 2024 todos os pedidos sejam respondidos em 30 dias.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também