Primeiro infectado por varíola de macacos na Alemanha é um brasileiro
Tecmundo
Autoridades de saúde da Alemanha relataram, na sexta-feira (20), o primeiro caso de varíola de macacos naquele país. O vírus foi detectado na véspera, pelo Instituto de Microbiologia das Forças Armadas alemãs (Bundeswehr), e o paciente é um brasileiro que está em excursão pela Europa.
As informações foram confirmadas pela agência de notícias alemã DW .
Erupções cutâneas estão entre as principais manifestação da varíola (Shutterstock)
Ele chegou originalmente em Portugal, passou pela Espanha e estava há uma semana em Munique, após breve estadia em Düsseldorf e Frankfurt. O paciente buscou atendimento médico após apresentar erupções cutâneas, um dos sintomas da doença. Diagnosticado, o brasileiro foi colocado em isolamento em uma clínica da cidade.
Surto inédito de varíola de macacos na Europa
A cautela das autoridades sanitárias alemãs se justifica. Desde março passado, vários casos da doença, comumente restrita a algumas regiões da África, foram confirmados no Reino Unido, Itália, Suécia, Espanha, Portugal e, mais recentemente, nos Estados Unidos e Canadá. A Organização Mundial da Saúde (OMS) está monitorando as ocorrências para detecção de possíveis surtos.
A varíola de macacos não é uma doença de fácil transmissão, e a morte só ocorre em casos extremamente raros. Embora, entre os casos detectados até agora, a maioria seja de homens que tiveram relações sexuais com parceiros do mesmo sexo, ainda não há evidências robustas para confirmar a tese de que a doença seja sexualmente transmissível.