Novo personagem da Turma da Mônica é baseado em um menino real com nanismo
Recreio
O livro ilustrado “Turma da Mônica: Nosso Amigo com Nanismo” é uma parceria entre a Mauricio de Sousa Produções e a editora Culturama. A obra, que é baseada em uma criança real, tem o intuito de conscientizar os pequenos sobre a condição do nanismo.
A história será lançada em 25 de outubro, que é o Dia Nacional do Combate ao Preconceito às Pessoas com Nanismo. O livro, que tem 32 páginas, apresenta o Bernardo, um personagem inspirado em um menino de Caxias do Sul (RS) que tem acondroplasia, a forma mais comum de nanismo. A doença genética afeta o crescimento normal dos ossos, e acaba resultando em uma pessoa com uma altura muito menor do que a média geral da população.
Confira a sinopse oficial: "O livro conta a história de Bernardo no seu primeiro dia de aula na Escola Limoeiro, onde estudam Mônica, Cebolinha, Magali, Cascão e outros personagens da turminha. Assim que chegam à sala de aula e encontram Bernardo, todos começam a questionar sua baixa estatura. A partir daí, ele conta sua história, fala sobre as dificuldades das pessoas com nanismo e mostra que somente o conhecimento e a informação podem tornar a nossa sociedade mais inclusiva".
Vale lembrar que essa é a segunda história da Turma da Mônica com o intuito de ensinar e conscientizar as crianças sobre alguma doença. A primeira foi a história de Edu, um menino com Distrofia Muscular de Duchenne, que foi uma parceira entre o estúdio de Mauricio de Sousa e a Sarepta, uma multinacional farmacêutica especializada em tratamentos contra doenças raras.