Home
News
Por que a Lua muda de tamanho no céu?
News

Por que a Lua muda de tamanho no céu?

publisherLogo
Tecmundo
10/06/2022 16h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15045800/original/open-uri20220610-18-1hyznof?1654876871
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

E se eu disser que você não pode confiar no que seus olhos veem? Nossos olhos às vezes enxergam coisas que não existem, como por exemplo: Luas cheias gigantes no horizonte. O fenômeno conhecido como ilusão da Lua, é uma peça que seus olhos e cérebro pregam em você.

Às vezes, a Lua pode parecer maior do que estamos acostumadosÀs vezes, a Lua pode parecer maior do que estamos acostumados

Quando está posicionada na linha do horizonte, a Lua parece enorme, em cores que variam do amarelo ao vermelho-alaranjado, dando um espetáculo. Mas conforme ela sobe no céu, ela vai “diminuindo”, e sua cor volta a ser a que conhecemos, um branco-prateado. Mas na verdade, apesar da mudança de cor, em qualquer ponto da abóbada celeste, a Lua tem sempre o mesmo tamanho.

Mas afinal, o que causa a ilusão da Lua?

A lua te iludiu? Não, foram seu cérebro e seus olhos. Apesar de ser fácil comprovar que a Lua tem sempre o mesmo tamanho, independentemente de qual seja sua posição no céu, o motivo pelo qual o cérebro interpreta a Lua como sendo maior quando está na linha do horizonte, não tem uma explicação concreta.

 

Algumas explicações giram em torno da atmosfera terrestre servir como uma lente de aumento, mas essa teoria já foi refutada, e a atmosfera tem mais efeito sobre a mudança de cor, que é devido ao Espalhamento Rayleigh, mesmo efeito que torna nosso céu azul, durante o dia, e dá a cor vermelho- alaranjada ao nosso pôr do sol, do que servir como uma lente de aumento.

Outra teoria diz que essa ilusão ocorre quando a Lua está mais próxima de nós, em um fenômeno conhecido como superlua. No entanto, mesmo a Lua estando mais próxima, ela só é 14% a 15% maior do que uma Lua "regular", e essa diferença é praticamente imperceptível a olho nu. Além do fato de que as superluas não ocorrem apenas em Luas cheias.

Para alguns astrônomos, a explicação mais plausível, é que a ilusão acontece por causa da forma como nosso cérebro interpreta a perspectiva das imagens. Por exemplo, você já viu fotos de pessoas segurando a Torre de Pisa, na Itália, ou despejando cachoeiras de garrafinhas de 250 mililitros? 

A perspectiva forçada é a combinação entre distância e ânguloA perspectiva forçada é a combinação entre distância e ângulo

Essa técnica na fotografia se chama perspectiva forçada, que nada mais é do que criar uma ilusão de ótica, utilizando a distância a ser favor. Quando olhamos na linha do horizonte, quanto mais distante um prédio, uma ponte ou uma montanha, menor ela parece, e é mais fácil que coisas que estão próximas a nós pareçam maiores do que as que estão em segundo plano.  

Esse efeito também ocorre em um fenômeno chamado de Ilusão de Ponzo, onde mesmo com tamanhos iguais, a perspectiva da imagem causa uma diferença entre os tamanhos observados.

Na Ilusão de Ponzo, mesmo com o mesmo tamanho, A parece ser maior do que B.Na Ilusão de Ponzo, mesmo com o mesmo tamanho, A parece ser maior do que B.

Na ilusão da Lua, nosso satélite sempre está em perspectiva com a paisagem no horizonte, ou seja, existe alguma coisa com a qual compararmos seu tamanho. E com a perspectiva certa, fotógrafos conseguem imagens incríveis da Lua no horizonte, atrás de prédios, montanhas, árvores, e quaisquer outras paisagens que sua imaginação permitir imaginar e registrar.

Mas mesmo com essa explicação, ainda não se sabe ao certo se realmente é apenas uma questão de ponto de vista. Astronautas no espaço também observam o mesmo efeito, mas lá, não há uma medida de comparação. Então o mistério da ilusão da Lua permanece.

Como testar a Ilusão da Lua?

Essa parte é mais fácil. Para testar o tamanho da Lua, você não precisa de equipamentos sofisticados, e muito menos de cálculos matemáticos. Basta estender o braço, fechar um dos olhos e utilizar um dedo que consiga encobrir a Lua. Conforme ela sobe no céu, repita o mesmo movimento, utilizando o mesmo dedo.

Para o teste da ilusão da Lua, você também pode utilizar moedas, que tenham o tamanho aparente da circunferência da Lua, cones de papel, e qualquer outro objeto que possa cobrir o satélite.

Sim, sinto muito, ela sempre tem o mesmo tamanho. Mas algumas ilusões valem a pena viver. É encantador ver uma Lua gigante no céu, e enquanto não existe uma explicação concreta sobre o motivo pelo qual nosso cérebro e nossos olhos nos iludem, seguimos admirando nossas ilusões.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também