Botafogo-PB x Treze: Conheça algumas curiosidades do Clássico Tradição
Sportbuzz
BOTAFOGO X TREZE
As equipes mais tradicionais do estado, uma vez que o outro rival, o Campinense, ficou quase quarenta anos sem praticar o futebol, Treze e Botafogo fazem o Clássico Tradição, cuja rivalidade ainda é maior por envolver a eterna “briga” entre as duas maiores cidades da Paraíba, Campina Grande e João Pessoa, cujos habitantes costumam “brigar” até mesmo para definir quem tem a melhor Festa Junina.
No 1º encontro, Treze 8 a 1
Logo na primeira participação do Treze em competições estaduais, em 1939, o clássico foi realizado. O Botafogo era o atual tricampeão estadual, mas foi humilhantemente goleado pelos estreantes, por 8 a 1.
Na 1ª decisão, Treze campeão
Em 1940, o clássico decidiu, pela primeira vez, o estadual. Vitória do Botafogo na primeira partida: 3 a 1. O Treze venceu as outras por 5 a 3 e 6 a 3 e conquistou o seu primeiro estadual, em 29 de dezembro.
Duas semanas depois...
Treze e Botafogo decidiam quem iria disputar a final do estadual de 1965 contra o Campinense. Cerca de 15 dias antes, o Treze tinha aplicado uma sonora goleada no Botafogo: 5 a 0. Mas isso ficou no passado, e o Botafogo despachou o Treze com uma vitória de 2 a 0.
Acidente de ônibus
Em 13 de julho de 1969, o Treze precisaria vencer o clássico para conquistar de forma antecipada o estadual. No trajeto até João Pessoa, um acidente com o ônibus que transportava os jogadores deixou vários deles machucados. A federação adiou a partida por uma semana, mas o Treze não se recuperou do baque.
O Botafogo faturou o segundo turno, com uma vitória por 2 a 0, levando a decisão para uma melhor de três. Na primeira partida, Treze 1 a 0. Nas demais o Botafogo levou a melhor, por 2 a 0 e 2 a 1, conquistando o bicampeão estadual.