Conheça a origem dos distintivos dos três principais clubes alagoanos
Sportbuzz
ASA
A equipe de Arapiraca, interior de Alagoas, embora tenha mudado de nome diversas vezes ao longo de sua história, sempre manteve suas iniciais, ASA, como denominação oficial. A sigla continua inscrita no distintivo junto ao nome completo da agremiação.
O escudo atual foi desenhado por um artista local, Ismael Pereira, que destacou listras alvinegras similares às das camisas utilizadas pela equipe que conquistou o título estadual em 1953. As estrelas brancas fazem referência ao bicampeonato estadual conquistado em 2000 e 2001. Já a estrela amarela refere-se ao título de Campeão Alaripe, conquistado em 2005.
CRB
Um dos mais tradicionais times do futebol alagoano, o Clube de Regatas Brasil surgiu, como o próprio nome sugere, para a prática e competições de regatas. Apenas alguns anos depois de sua fundação é que o futebol seria incluído como um de seus esportes, fato que foi marcado com a presença ilustre de Haroldo Zagallo, pai do tetracampeão mundial Zagallo, nos primeiros times de futebol do clube.
A parte superior do distintivo faz alusão à bandeira do clube, algo parecido com uma cruz vermelha. Na parte de baixo, destacam-se as iniciais do clube, CRB – sigla pela qual, aliás, esta equipe e muitas outras passaram a ser tradicionalmente conhecidas.
CSA
O Centro Sportivo Alagoano é dono da maior torcida do estado e conquistou o maior número de títulos estaduais. Inicialmente, a equipe chamava-se Centro Sportivo Sete de Setembro, em homenagem à data da fundação do clube, em 1913. Em 1915, adotou o nome Centro Sportivo Floriano Peixoto. Até que, em 1928, passou ao nome atual.
As iniciais da equipe, CSA, encontram-se entrelaçadas na parte superior do distintivo. Já as listras em azul e branco, que aparecem em diagonal no escudo, são similares às presentes no uniforme do time, dos quais só diferem por serem verticais. O lema “união e força” destaca os sentimentos que levaram os fundadores a criar o clube.