Tite explica convocação de Claudinho, Raphinha e Daniel Alves
Sportbuzz
O técnico Tite convocou a Seleção Brasileira nesta sexta-feira, 13, para os próximos três compromissos das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022. O Brasil enfrenta Chile, Argentina e Peru em setembro.
Na lista, o treinador chamou pela primeira vez Claudinho, do Zenit, e Raphinha, do Leeds United. Em entrevista coletiva após a convocação, Tite justificou o meia ex-Red Bull Bragantino.
“Claudinho foi convocado pelo trabalho no Bragantino”, disse o treinador.
Sobre a convocação de Raphinha, Cesar Sampaio disse que buscaram informações do jogador do início dele no Avaí.
“Vínhamos acompanhando há um tempo, quando ele subiu, com desempenho também na primeira divisão. O Leeds ficou em nono lugar. As informações que temos é de um atleta que tem característica técnica de drible acentuada, ele é um dos assistentes da Premier League e da sua equipe. Jogador decisivo do gol-chave, como chamamos. Terceiro e quarto gol na pelada eu faço também (risos). Tem participação importante e decisiva. Ele traz componentes técnico, de velocidade do extremo e de qualidade técnica”, explicou.
Daniel Alves
Campeão olímpico em Tóquio, Dani Alves retornou à seleção principal. Tite afirmou que o lateral tem “capacidade de se reciclar” e, assim, ganhou nova oportunidade.
“Me sinto muito bem para falar de Daniel Alves. Falar da qualidade técnica é redundância, dos títulos é chover no molhado. Tem capacidade de se reciclar, de estar aberto e de passar seus conhecimentos. Ele tem sempre uma visão otimista, comportamento dentro e fora do campo são exemplares”, explicou.
Ausências de Douglas Luiz e Renan Lodi
O técnico ainda explicou as saídas de Douglas Luiz e Renan Lodi, que apareciam sempre nas convocações da seleção. Tite disse que ligou para Lodi para informar que ele não estaria na lista.
“Renan Lodi não vem participando dos jogos, mas de treinamentos. E fundamentalmente eu conversei com ele porque não é por conta do erro individual que não volta, aqui não tem isso. Aqui ninguém quer cortar cabeça. É um grande atleta, com um grande caráter e vai concorrer com os demais. Já mostrou o quanto é útil e a qualidade que tem. Merece meu respeito. Disse a ele, por vídeo, que não seria convocado”, disse.
“Quando a gente fala sobre competição em alto nível, é isso. Eles vão continuar sendo acompanhados. É o Douglas retomar o seu melhor nível, jogar muito no seu clube e voltar”, explicou.
Eliminatórias
Até o momento, em seis jogos das Eliminatórias, o Brasil venceu todos e luta para manter os 100% de aproveitamento e, então, garantir matematicamente sua vaga para a disputa do torneio mais importante entre seleções no mundo do futebol.
A data FIFA contará com três jogos, e ocorrerá entre os dias 2 e 9 de setembro. A primeira partida será contra o Chile, no dia 2, no Estádio Nacional do Chile. Depois, no dia 5, na Arena Corinthians, em São Paulo, o Brasil enfrenta a Argentina, reeditando a final da Copa América. O terceiro duelo será contra o Peru, no dia 9, na Arena Pernambuco, no Recife.
Confira os convocados
Goleiros:
Alison - Liverpool
Ederson - Manchester City
Weverton - Palmeiras
Zagueiros:
Marquinhos - PSG
Thiago Silva - Chelsea
Eder Militão - Real Madrid
Lucas Veríssimo - Benfica
Laterais:
Dani Alves - São Paulo
Danilo - Juventus
Alex Sandro - Juventus
Guilherme Arana - Atlético-MG
Meio-campistas:
Casemiro - Real Madrid
Bruno Guimarães - Lyon
Claudinho - Zenit
Everton Ribeiro - Flamengo
Fabinho - Liverpool
Fred - Manchester United
Lucas Paqueta - Lyon
Atacantes:
Firmino - Liverpool
Gabriel Barbosa - Flamengo
Matheus Cunha - Hertha Berlim
Raphinha - Leeds United
Richarlison - Everton
Gabriel Jesus - Manchester City
Neymar - PSG