Home
Esportes
Vasco lança uniforme especial em apoio ao Dia do Orgulho LGBTQIA+
Esportes

Vasco lança uniforme especial em apoio ao Dia do Orgulho LGBTQIA+

publisherLogo
Sportbuzz
27/06/2021 17h03
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14523588/original/open-uri20210627-18-4brfym?1624820643
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O Vasco lançou neste domingo, 27, o novo uniforme especial em apoio ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, celebrado em 28 de junho. Na véspera da data, o cruzmaltino vai usar a camisa com as cores do arco-íris na partida contra o Brusque, às 21h (de Brasília), em São Januário, pela sétima rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Nesta manhã, o clube divulgou um manifesto em apoio à causa LGBTQIA+. A camisa, que ficou disponível para venda pelo valor de R$ 269,99, esgotou em menos de uma hora após o lançamento.

O uniforme fez parte de uma série de ações do Vasco em apoio à data. Segundo o clube, parte do valor de venda das camisas será destinada à Casa Nem, no Rio de Janeiro, instituição de acolhimento a pessoas LGBTQIA+.

Veja no Twitter
twitter

Mais fotos dessa camisa linda em homenagem ao Orgulho LGBTQI+. Somos todos um só. Somos Vasco! ✊🌈💢

As camisas já estão a venda na Vasco Store e nas lojas Gigante da Colina.

📸 Rafael Ribeiro/Vasco#VascoDaGama #RespeitoEDiversidade #pride🌈 #pridemonth pic.twitter.com/sMCNWs7DA2

Além da camisa e do manifesto, o clube colocou um mosaico com as cores do arco-íris com as palavras “respeito” nas arquibancadas de São Januário.

O Vasco recebe o Brusque neste domingo, 27, às 21h (de Brasília), em São Januário, pela sétima rodada da Série B. O cruzmaltino é o 11º colocado da tabela de classificação, com sete pontos.

Confira o manifesto do Vasco na íntegra

"Movimento contra a homofobia e transfobia no esporte brasileiro

O mundo dos esportes não é um espaço que aceite as mudanças com facilidade e leveza. Pudera: o esporte é um reflexo da sociedade que o rodeia e, portanto, reproduz seus estereótipos e práticas, seus valores e preconceitos. Reproduz, enfim, sua inércia.

Mesmo assim, a sociedade muda. E, como reflexo da sociedade em transformação, o futebol também não se mantem imune às suas mudanças. Mas o esporte tem o dever de ir além: o futebol, particularmente, é uma inspiração comum a diversas gerações e deve fazer parte das transformações sociais, rumo a uma sociedade melhor e mais justa.

A homofobia e a transfobia são alguns dos mais graves problemas do nosso tempo e o esporte ainda é, infelizmente, um de seus espaços de mais forte reprodução. O Vasco da Gama assume para si a responsabilidade de se posicionar diante do tema, sem defender aquilo que é cômodo, mas sim aquilo que é correto. O clube será um parceiro daqueles que lutam contra o preconceito relacionado à orientação sexual ou à identidade de gênero de quem quer que seja.

Estamos conscientes de que uma parte das mudanças acontece dentro de nossos próprios muros. Mas estamos dispostos a nos engajar na construção de um Vasco melhor, que reflita o mundo que queremos ver para o futuro próximo: com respeito e dignidade, independentemente de orientação sexual ou identidade de gênero.

Ser parte da mudança - e não do problema - não é simples, já que exige uma mudança de nós mesmos. O Vasco convida clubes, atletas, torcedores, dirigentes, federações e sociedade para um compromisso conjunto de debate acerca da homofobia e da transfobia.

O Vasco de 1923 não aceitou o racismo, naturalizado no século anterior. O Vasco do século XXI se nega a aceitar a homofobia e a transfobia que marcaram o século XX."

Veja no Twitter
twitter

"O mundo dos esportes não é um espaço que aceite as mudanças com facilidade e leveza. Pudera: o esporte é um reflexo da sociedade que o rodeia e, portanto, reproduz seus estereótipos e práticas, seus valores e preconceitos." 🌈✊🏿💢

Manifesto completo: https://t.co/wWgpwa6IQ3 pic.twitter.com/LcfbO3Ifpb

Leandro Castán publica mensagem bíblica

Horas após o Vasco compartilhar as ações em apoio ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, o zagueiro Leandro Castán fez uma publicação com uma passagem bíblica e recebeu críticas sobre a legenda. “Sejam férteis, multipliquem-se e encham a terra”, diz um trecho.


Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também