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BMW iX: elétrico já está em pré-venda a partir de R$ 654.950
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BMW iX: elétrico já está em pré-venda a partir de R$ 654.950

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24/01/2022 15h02
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A BMW anuncia que o elétrico BMW iX entra em pré-venda em todas as concessionárias da montadora no Brasil e via site a partir das 20h de hoje (24). São duas versões disponíveis: xDrive40 (R$ 654.950) e xDrive50 (R$ 799.950).

Bateria e autonomia

Posicionada no assoalho do BMW iX para melhorar o centro de gravidade e dar maior proteção contra impactos, a célula de bateria de alta tensão é de quinta geração. Sua densidade energética aumentou cerca de 40% em comparação com a do BMW i3 2020. São 76,6 kWh de capacidade total na versão xDrive40 e 111,5 kWh na versão xDrive50. Com base no ciclo WLTP, chega com autonomia de até 425 km e 630 km, respectivamente.

O BMW iX também estreia um novo sistema capaz de proporcionar recargas de até 150 kW na versão xDrive40 e 195 kW na versão xDrive 50. Esse rápido carregamento permite aumentar 70% do nível de carga da bateria em 31 minutos ou 35 minutos, respectivamente. Além disso, a autonomia pode ser aumentada em até 150 quilômetros para o xDrive50 e 95 quilômetros para o xDrive40 em 10 minutos.

O veículo é o primeiro modelo da BMW a receber um Flexible Fast Charger. O novo acessório de recarga é um carregador rápido, portátil e flexível. O kit standard acompanha um conector de 3 pinos com potência de 1.8 kW, mas o cliente encontra opções de cabos que podem aumentar a potência para até 11 kW. O carregador tem comprimento de 6 metros e garantia de 2 anos.

Motores do BMW iX

Equipado com dois motores, um no eixo dianteiro e um no traseiro, o BMW iX tem tração integral xDrive de série. De forma combinada, os motores rendem 326cv e 630Nm de torque na versão xDrive40 e 523cv e 765Nm de torque na versão xDrive50. A aceleração é de 6,1 segundos e 4,6 segundos, respectivamente, enquanto a velocidade máxima é limitada a 200km/h em ambos, para preservação da bateria.

O sistema de tração nas quatro rodas do BMW iX é comandado eletronicamente, transmitindo automaticamente a quantidade certa de torque para as rodas dianteiras e traseiras. O controle inteligente, por sua vez, permite uma transmissão de potência variável, desde a tração puramente traseira até uma configuração de tração nas quatro rodas com máxima tração.

A tecnologia de deslizamento limitado da roda instalada em ambos os eixos, em conjunto com o sistema de tração nas quatro rodas traz uma melhoria adicional na tração e estabilidade. Integrado no gerenciamento do motor, este sistema produz entradas corretivas precisas e rápidas. Dessa forma, o carro consegue tração independente da condição do tempo ou do pavimento da estrada.

Questões de design

O BMW iX tem rodas com desenho aerodinâmico de 22 polegadas e maçanetas integradas nas portas. Na dianteira, há faróis a laser afilados e grade vertical com autorregeneração – peça é produzida com nanotecnologia, sendo capaz de se recuperar pequenos danos por conta própria. O detalhe ainda conta com pequenos filamentos de aquecimento responsáveis por limpar e secar a superfície para manter os sistemas com as melhores condições de funcionamento.

Na traseira, lanternas bem finas de LED estão embutidas na tampa do porta-malas. Há padrões de acabamento diferenciados para as lanternas das versões xDrive 40 e xDrive 50. Um acabamento em preto brilhante no para-choque completa a aparência do utilitário.

Quando o assunto é design interno, o modelo tem assoalho plano em toda a extensão da carroceria e assentos recém-desenvolvidos com apoios de cabeça integrados. O volante com formato hexagonal eo BMW Live Cockpit Professional (duas telas curvadas e recheadas de funções) são mais pontos que chamam atenção.

Outro destaque é o teto-solar panorâmico, que não tem cortina. Com uma tecnologia inédita em carros vendidos no Brasil, basta tocar em um botão para que o vidro se torne fosco e ofereça conforto luminoso e isolamento térmico para os ocupantes. A tecnologia usa eletricidade para acionar uma membrana interna do vidro que se torna translúcida a ponto de escurecer a cabine, proporcionar sombra e controlar a temperatura do ambiente. Essa tecnologia é usada também nas janelas dos aviões da Boeing, como o 787 Dreamliner.

Mais inteligente

Uma das tecnologias inteligentes do BMW iX é o sistema regeneração de energia dos freios. Na prática, se detectar, por exemplo, uma situação na qual o motorista será efetivamente obrigado a frear, o carro, automaticamente, aumenta o sistema de regeneração de energia. Dessa forma, o usuário usa menos o sistema de freios e, ao mesmo tempo, recupera mais energia para as baterias.

Outro exemplo de inteligência do BMW iX se refere à rotina do motorista. Com a Assistente Pessoal Inteligente BMW, o veículo é capaz de analisar o caminho que está sendo feito e cruzá-lo com os dados de horário e destino, para ter ações espontâneas que já foram feitas previamente pelo condutor, como abrir sozinho o vidro do motorista para acessar o portão eletrônico da residência. A tecnologia é capaz de executar inúmeras funções no veículo ou explicar o funcionamento de equipamentos sendo ativados pelo comando de voz “Olá BMW”, ou qualquer outra frase que for programada pelo motorista.

O utilitário ainda aposta na intuitividade do sistema Shy Tech. É possível controlar as funções do sistema multimídia por comandos de voz, gestos, tato ou da forma mais tradicional, por meio dos botões no console central.

A chave virtual do BMW iX, por sua vez, já aciona as luzes de boas-vindas ao motorista se aproximar do veículo, a uma distância de três metros. A 1,5m do carro, as portas são destravadas para liberar o acesso. Na hora de ir embora, basta se afastar que as portas se trancam, automaticamente. A configuração do acessório pode ser feita por intermédio do aplicativo My BMW, e o proprietário do carro também pode criar chaves virtuais e compartilhá-las via iMessage com até cinco pessoas.

Já com o Parking Assistant Plus, o BMW iX estaciona 100% sozinho. Não há mais a necessidade sequer de acelerar ou frear. Basta o motorista ativar o sistema e acompanhar as manobras pela tela do sistema multimídia por meio das câmeras. Há ainda alertas visuais e sonoros, de condições de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento e controle e prevenção de aproximação frontal, entre outras funções.

Na galeria, veja detalhes do BMW iX:

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
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