Dicas para não errar na hora de comprar um carro seminovo
33giga
O mercado de automóveis vem sofrendo com a pandemia da covid-19. Especialmente pela falta de insumos, como ferro e borracha. Por conta disso, a venda de modelos 0Km foi prejudicada, provocando desejo – ou necessidade – de comprar um carro seminovo entre os brasileiros. Com o aumento na procura e a redução de oferta, contudo, os preços vão às alturas. A tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), usada como base para negociar veículos, apresentou uma média de 30% de aumento em 2021.
Por esta razão, é preciso ter cuidado ao comprar um carro seminovo. “Existem alguns pontos que se deve observar antes de adquirir o automóvel usado, pois qualquer vacilo ou desatenção pode amarrar o cliente com um produto que só vai dar problema”, alerta Rodrigo Dal Bello, CEO do Autoconf, plataforma inteligente de gestão de veículos voltada para revendedoras. Conheça dicas essenciais para não ter dor de cabeça no futuro.
1. Verifique o automóvel com cuidado
Antes de fechar negócio, é necessário avaliar o automóvel usado com cuidado. Verifique a pintura, se existem marcas de possíveis batidas, a quilometragem (quanto mais alta, pior), a parte mecânica, a conservação do interior e se todas as funcionalidades, como ignição, parte elétrica e multimídia, estão em perfeito estado.
2. Leve a um mecânico de confiança
Pode ser que você não tenha todo o conhecimento necessário para verificar o seminovo. Por isso, é indicado que, se possível, leve junto um mecânico de sua confiança ou alguém que tenha bastante conhecimento sobre carro para te auxiliar na avaliação do veículo.
3. Faça um test drive
Não tenha vergonha de pedir para testar antes de comprar um carro seminovo. É fundamental que você se sinta à vontade ao dirigir o veículo. Aproveite o test drive para avaliar também as funcionalidades. É a melhor maneira de ter uma impressão mais ampla sobre o modelo.
4. Cheque a documentação e procedência do veículo
Evite surpresas ao comprar um carro seminovo. Peça para ver os comprovantes de negativação de multas passadas, pagamento de IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores), licenciamento e até mesmo o histórico de revisões. Nunca compre automóveis de procedência duvidosa.
5. Procure lojas de revendas de confiança
Busque realizar negócios com lojas e comerciantes com bom histórico de mercado. Isso vai dar maior segurança de que os itens acima estão em dia, uma vez que as empresas tendem a ser cuidadosas antes de comprar um carro seminovo e colocá-lo para venda.