Home
Tecnologia
E-sports: 9 dicas para melhorar a postura na hora de jogar
Tecnologia

E-sports: 9 dicas para melhorar a postura na hora de jogar

publisherLogo
33giga
05/04/2021 18h56
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14460648/original/open-uri20210406-18-1jmb23e?1617713760
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

1. Faça intervalos

Esta é a dica mais preciosa: parar de vez em quando para movimentar o corpo. Ande um pouco, levante-se da cadeira, movimente os ombros e os punhos. Isso ajuda a hidratar a cartilagem, os tendões e outros tecidos. Se a cada 45 minutos você der uma pausa de 10 minutos, dificilmente terá algum problema, pois, ao realizar esses movimentos, você estará devolvendo ao organismo uma situação favorável para a articulação.

2. Apoie os braços

Sem apoio para os braços, você gasta energia, faz contração contínua e aperta vasos, dando, assim, menos nutrição e cansando mais rápido. Encontrar um suporte vai poupar energia por um bom período – e a chance de apresentar machucados nos membros diminuí relativamente. Com o apoio, vai ser possível relaxar ombros e cotovelos e trazer mais qualidade até o final da partida.

3. Mantenha a curva das costas

Não fique dobrando o corpo para frente. O movimento gera carga na coluna e fadiga. A dica é pegar um rolinho de toalha, encaixar ao final da coluna na hora de sentar e mantê-lo nas costas por algum período. Isso dará conforto para os músculos das costas.

4. Fique atento à posição do corpo

Não existe a postura perfeita. No entanto, seguindo a lógica de encontrar uma posição que permita um menor gasto energético e evite sobrecarga e lesões, existem algumas medidas a serem observadas. São elas: preservar a lombar, manter a curva das costas, o pé deve ficar bem apoiado no chão, e quadril e joelhos devem permanecer a 90 graus. Assim, haverá uma melhor distribuição de carga entre membros superiores e inferiores.

5. Cuidado com a altura da tela

O recomendado é manter a tela à altura dos olhos, pois é preciso ter cuidado com a coluna cervical. Seguindo essa dica, a pessoa consegue ter um bom desempenho, durante um tempo maior.

6. Alongamento não resolve

Se você ficar muito tempo parado e emendar um alongamento por mais 30 segundos, isso vai gerar um resultado contrário, pois criará uma nova carga compressiva e estática. O ideal é se mexer, movimentar o corpo, para aumentar a circulação local. Vale ergues os braços, de 5 a 10 minutos, e mexer as articulações para os músculos acordarem.

7. Não caía na lenda da cadeira perfeita

O mobiliário adequado busca os princípios ergonômicos, mas não resolve todo o problema. Nenhuma cadeira vai permitir que você fique horas sentado. Existem algumas vantagens em cadeiras feitas com material de polietileno injetado, que recebe a carga e não deforma com facilidade. Contudo, mesmo a melhor cadeira exige as regulagens corretas.

8. Pratique esportes físicos

De duas a três vezes por semana, faça exercícios que melhorem a condição física, trabalhando coluna, membros superiores e inferiores. Se conseguir manter essa rotina, aguentará mais tempo sentado. Além disso, o exercício cardiovascular otimiza o raciocínio, a concentração e os reflexos, obrigando o cérebro a trabalhar melhor.

9. Durma bem

Caso precise ficar em uma partida até mais tarde, não torne isso uma rotina. A regulação da luz – ou seja, mostrar que é dia e noite para o corpo –, libera hormônios que afetam a concentração, a atenção e os reflexos.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também