Home
Tecnologia
IRPF 2021: simulador ensina como declarar imposto de renda e economizar
Tecnologia

IRPF 2021: simulador ensina como declarar imposto de renda e economizar

publisherLogo
33giga
27/05/2021 13h39
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14496546/original/open-uri20210527-18-1ovo61v?1622123541
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A fintech Declarecerto colocou no ar um simulador que ensina como declarar o imposto de renda e economizar. Gratuita, a plataforma não requer qualquer dados pessoal do usuário e permite ao contribuinte simular todos os cenários possíveis de declaração de um núcleo familiar.

Para utilizar o simulador que mostra como declarar o imposto de renda, basta entrar no endereço www.declarecerto.com.br . Depois, deve-se clicar em Quero simular agora gratuitamente e preencher um rápido cadastro (ou se logar por suas redes sociais). Por meio da ferramenta, dizem os desenvolvedores, o declarante por economizar no momento de declarar o IRPF. Isso porque ele foca na família inteira e, com isso, consegue apontar como deduzir imposto.

"As maiores oportunidades de economia estão na forma de uma família declarar", explica Mariana Spinelli, fundadora da startup.

Como declarar o imposto de renda em família

Segundo a empreendedora, só para se ter uma ideia, um casal possui 6 formas diferentes de declarar. Se tiverem um filho, as variáveis sobem para 10. Dois filhos, 18. E assim por diante – o que aumenta a complexidade conforme o cenário cresce. "Garanto que tem muita gente deixando dinheiro 'na mesa' e é um valor que é deles por direito", revela. Outra oportunidade é para quem ficou desempregado por causa da pandemia. Dependendo do salário dessa pessoa, mesmo não sendo obrigada pela Receita Federal a fazer a declaração, se optar por declarar, pode ter dinheiro a restituir. "Por exemplo, se alguém com salário de aproximadamente R$ 3,5 mil foi demitido por volta de abril, se declarar terá uma restituição de aproximadamente R$ 400", aponta. "Isso ocorre porque a empresa que essa pessoa trabalhava recolheu imposto de renda no nome dela na fonte. Como no final do ano, na hora do ajuste, ela entrou na faixa de isenção, ela não precisa pagar nenhum imposto e tem todo direito de pegar esse dinheiro depositado no nome dela de volta."

Gestão tributária

Gestão tributária é um dos pilares da gestão financeira, mas muitas vezes deixado de lado pela maioria dos brasileiros. "Brinco que brasileiro tem urticária quando se fala de imposto de renda. Ele não quer resolver da melhor forma, ele quer se livrar daquilo e garantir que não vai cair na malha fina." Quanto à malha fina, o usuário da fintech Declarecerto não precisa se preocupar pois a simulação usa todas as oportunidades de economia que estão dentro da lei.  

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também