LinkedIn: aprenda a usar melhor a rede social profissional
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*Por Almir Neves // Hoje em dia é normal utilizarmos redes sociais para a prospecção de novos clientes. Inclusive, existe uma prática para esse tipo de prospecção: o Social Selling. Em meio à diversidade de redes e aplicativos, o LinkedIn é um que vem aumentando sua base de usuários e tem um foco mais profissional.
É uma ótima rede social para conquistar novos clientes e aumentar não só suas bases, mas também suas vendas. Isso se for realizado de forma correta!
O LinkedIn é considerado uma das principais ferramentas de negócios, se não a maior em quesito de relacionamentos profissionais.
Dentro dele, é possível criar conexões com potenciais clientes e também obter informações de empresas. A plataforma possibilita que você encontre referências sobre pessoas, visualize interesses da mesma e inicie uma conexão.
Resumindo: o LinkedIn é uma ótima rede social para capturar novos leads e ter sucesso em sua prospecção. É importante buscar um equilíbrio para não ser um vendedor “stalker”. Isso acaba gerando certo desconforto ao cliente.
Separei algumas dicas básicas para iniciar esse processo:
- Comece tendo um primeiro contato visitando o perfil. Assim, a pessoa saberá que você está interessado em conhecê-la e sairá da zona do desconhecido.
- Interaja com o conteúdo. Curtidas e comentários em publicações que são de comum interesse serão bem-vindos.
- Por último, envie convite para uma conexão. Comece com o pé direito.
- Escreva uma mensagem personalizada para cada prospect contando o motivo de seu interesse em se conectar com essa pessoa. Caso seja aceito, envie um agradecimento.
- Inicie uma conversa. Não para vender seu produto e sim para conhecer um pouco sobre o cliente, verificar seus interesses e começar uma relação personalizada.
Qual tipo de conteúdo devo postar?
O LinkedIn possui uma timeline onde aparecem todas as publicações da sua rede. Nesta fase, você já terá grande domínio de seu público e conhecerá seu interesse. Porém, uma boa estratégia é avaliar as publicações compartilhadas em sua timeline para gerar conteúdo relevante. Também aposte em conteúdos educacionais e informativos.
Participe de grupos e comunidades. Dentro da plataforma existem diversas comunidades e grupos sobre diferentes temas, nelas é possível adquirir informações, mas não só isso. Você também pode participar de discussões, postar e interagir com os outros, podendo atingir seus potenciais clientes e aumentar as chances de prospectar no LinkedIn com mais credibilidade.
Essas discussões também te ajudam a entender melhor a necessidade e interesse de seus prospects e, além disso, te ajudam a gerar conteúdos relevantes. Dentro destes grupos, você pode criar uma lista de possíveis clientes e mais para frente fazer uma abordagem individualizada.
Utilize as ferramentas da rede social
Uma boa ferramenta do LinkedIn é o Sales Navigator. Ela permite identificar um contato específico com base no fornecimento de alguns parâmetros, como geolocalização, o setor da empresa para a qual trabalha e o seu cargo. Assim, você tem acesso ao perfil de clientes em potencial.
Relembrando que, para uma boa prospecção é importante ter sua persona bem definida.
Outra ferramenta boa é InMail. Ela permite que você envie mensagens diretamente para outros usuários do LinkedIn que não fazem parte das suas conexões.
Você pode utilizar a lista feita dentro dos grupos e comunidades que comentamos antes, lembra? Como citamos no início, o Social Selling é uma metodologia que foca em estabelecer relações mais personalizadas em diversas redes sociais. E a prospecção no LinkedIn nada mais é do que construir uma relação com seu lead.
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*Almir Neves é fundador da hubkn.