Home
Tecnologia
Modo confidencial do Gmail: saiba enviar e-mails que se autodestroem
Tecnologia

Modo confidencial do Gmail: saiba enviar e-mails que se autodestroem

publisherLogo
33giga
01/11/2021 19h30
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14756257/original/open-uri20211104-687-x1n29u?1636041062
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O Google possui algumas ferramentas que podem ser extremamente úteis quando o assunto é segurança. O modo confidencial do Gmail, por exemplo, tem como finalidade impedir que informações sigilosas sejam acessadas sem autorização.

Esse modo permite que o usuário envie mensagens e anexos protegidos de cópia, impressão, download ou encaminhamentos. Também é possível escolher uma "data de validade" para os e-mails, que se autodestruirão após o período selecionado. Para mais controle, ainda dá para definir uma senha – enviada por SMS – para que os destinatários acessem o conteúdo.

Abaixo, você confere como ativar o modo confidencial do Gmail. É importante destacar que o recurso evita que as pessoas compartilhem os e-mails, mas não impede que elas façam capturas de tela ou tirem fotos das mensagens ou dos anexos.

  1. Acesse o Gmail no computador ou celular.
  2. Clique em "Escrever".
  3. Na janela de novo e-mail, clique em "Ativar modo confidencial", no ícone do cadeado com um cronômetro.
  4. Escolha data de validade do conteúdo. Em relação à senha, é possível seguir duas opções. Em "Sem senha por SMS", os destinatários que usarem o Gmail poderão abrir a mensagem diretamente, enquanto os usuários de outros provedores receberão uma senha por e-mail. Agora, se optar por "Senha por SMS", os destinatários receberão um código por mensagem de texto. Informe o número de telefone do destinatário. Assim que terminar as escolhas, clique em "Salvar".
  5. A caixa de e-mail virá azul para mostrar que o modo confidencial do Gmail está ativo. Conclua a operação enviando o e-mail.

Na galeria, veja em capturas como usar o modo confidencial do Gmail:

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também