Número de assinantes do Apple TV+ não chega a 20 milhões nos EUA e Canadá
33giga
A Apple confirmou à Aliança Internacional de Funcionários de Teatro e Cinema (IATSE, na sigla em inglês) que o número de assinantes do Apple TV+, seu serviço de streaming, não atingiu 20 milhões nos Estados Unidos e no Canadá até julho de 2021. Esta é a primeira vez que dados sobre o produto são divulgados por um órgão oficial desde seu lançamento, em novembro de 2019.
Tal afirmação, no entanto, gera polêmica. De acordo com as regras da IATSE, serviços de streaming com menos de 20 milhões de assinantes podem pagar taxas mais baixas à equipe de produção, pois o fluxo de lucratividade é incerto. Um porta-voz da Apple, contudo, disse à CNBC que os pagamentos dos funcionários estão alinhados com os realizados por outras plataformas de vídeo.
É válido destacar, porém, que a IATSE não confirma se o número de assinantes do Apple TV+ divulgado corresponde ao total de usuários ou apenas ao público pagante. Isso porque a empresa da maçã tem o hábito de dar assinaturas gratuitas para clientes que compram novos modelos de iPhone, iPad ou Mac. Sendo assim, a quantidade real continua sendo um mistério.
Caso o número de assinante do Apple TV+ apontado pela IATSE represente o total, ele está muito abaixo do mercado. A título de comparação, no segundo trimestre de 2021, a Netflix atingiu 209 milhões de usuários ao redor do mundo. O Disney+, por sua vez, contava com 116 milhões.