Home
Tecnologia
Oscar 2021: golpes online usam evento como isca; veja como se proteger
Tecnologia

Oscar 2021: golpes online usam evento como isca; veja como se proteger

publisherLogo
33giga
23/04/2021 13h39
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14474009/original/open-uri20210423-20-1h8k4pa?1619185194
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Após algumas mudanças por conta da pandemia da covid-19, a premiação do Oscar 2021 será realizada domingo (25). A cerimônia acontecerá, pela primeira vez, de forma virtual e será realizada em diversos locais além dos Estados Unidos, como Londres, na Inglaterra, e Paris, na França.
Leia mais: Veja dicas práticas para aumentar sua segurança na internet Pesquisa da Kaspersky Lab revela uso inadequado de senhas pelos usuários Tem falado mais do que deve? No Brasil, 96% dos usuários compartilham informações pessoais na internet
O que não mudou foi a tática de cibercriminosos em aproveitar o interesse do público em assistir aos filmes indicados para espalhar arquivos maliciosos . Neste ano, os golpistas estão usando como mote as obras que concorrem, aos Oscar 2021, na categoria Melhor Filme.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui  e assine a newsletter do 33Giga
Pesquisadores da Kaspersky têm encontrado vários sites de phishing oferecendo streaming gratuito de filmes como Judas e O Messias Negro, Mank, Minari: Em Busca da Felicidade, Nomadland, Bela Vingança, Som do Silêncio, Meu Pai e Os 7 de Chicago. Todos eles, claro, indicados ao Oscar 2021. O golpe acontece da seguinte forma: usuários acessam um site que exibe os primeiros minutos de cada longa-metragem. Porém, para assistir ao restante do filme, as vítimas precisam preencher um formulário informando a região na qual residem e fornecer detalhes de seus dados bancários. Depois de algum tempo, uma quantia é cobrada da vítima – e o filme completo não será exibido. Esse tipo de phishing é amplamente disseminado e considerado um dos mais populares entre os cibercriminosos. [caption id="attachment_101789" align="aligncenter" width="622"] Exemplo de site de phishing oferecendo de dois filmes concorrendo ao Oscar 2021[/caption]   Especialistas da empresa de cibersegurança também analisaram atividades maliciosas relacionadas à download ilegal dos filmes. Como resultado, encontraram cerca de 80 arquivos que imitam os filmes que concorrem a categoria de Melhor Filme. Ao analisar os malwares detectados, eles descobriram que quase 70% dos arquivos maliciosos estão disfarçados somente em três filmes: Bela Vingança, Os 7 de Chicago e Judas e o Messias Negro. Este último foi a fonte mais utilizada para espalhar malware (23%) – seguido por Bela Vingança (22%) e Os 7 de Chicago (21%). [caption id="attachment_101790" align="aligncenter" width="411"] Fontes maliciosas usando o nome dos indicados a Melhor Filme[/caption]

 

Saiba se proteger

Para evitar que mais vítimas caiam em programas maliciosos e golpes, é recomendado:
  • Checar a autenticidade dos sites antes de preencher dados pessoais e usar apenas fontes oficiais para assistir ou baixar filmes. Sempre confira os formatos da URL, bem como a ortografia do nome da empresa.
  • Preste atenção nas extensões dos arquivos que estão sendo baixados. Um arquivo em vídeo nunca terminará em extensões .exe ou .msi, por exemplo.
  •  Tenha uma solução de segurança confiável instalada, que identifica anexos maliciosos e bloqueia sites de phishing.
  • Evite clicar em links que prometam o acesso antecipado à conteúdo inédito. Caso tenha dúvidas sobre a autenticidade do arquivo, confira sempre se está disponível em provedores de entretenimento.
Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também