Qual a melhor ordem para assistir a Star Wars?
33giga
Hoje, 4 de maio, é comemorado o Star Wars Day. A data foi inspirada em uma das frases mais emblemáticas da franquia - “May The Force Be With You”. A partir disso, decidiram criar um dia especial para essa saga que marcou gerações, com o #MayThe4thBeWithYou, fazendo um trocadilho com o dizer de George Lucas.
Essa série é muito marcante, desde a estreia de “Star Wars IV: Uma Nova Esperança” (1977) até produções mais recentes, como “Star Wars IX: A Ascensão Skywalker” (2019). Contudo, com tantas obras dentro da franquia, alguns fãs mais novos têm dúvidas de por onde começar a assistir à saga.
Uma das formas mais comuns de se ver Star Wars é pela data de lançamento, indo dos filmes mais antigos, até as obras mais atuais. Outra maneira de começar esta jornada é a partir da ordem cronológica, acompanhando a sequência dos fatos desde o começo da história, até os desenvolvimentos mais recentes.
Entretanto, existe um terceiro modo de se assistir às produções da franquia de George Lucas. A “Ordem Ernst Rister” foi desenvolvida por um fã em um fórum de Star Wars, contemplando as três trilogias principais e os spin-offs. Nesta opção, o autor da sequência criou uma forma de dar mais profundidade para a história, garantindo mais destaque e um melhor desenvolvimento de Darth Vader.
Star Wars IV: Uma Nova Esperança (1977)
O primeiro filme da lista é “Star Wars IV: Uma Nova Esperança” (1977). Segundo o fã, este é um ótimo início para conhecer o universo da saga e alguns dos personagens mais importantes da série, como Luke Skywalker, Princesa Leia e Han Solo.
Rogue One: Uma História Star Wars (2016)
Em seguida, Rister considera que o spin-off Rogue One é uma boa opção de sequência após o quarto episódio. Este longa explica alguns dos desdobramentos do primeiro filme, além de detalhar as questões políticas do universo.
Star Wars V: O Império Contra-Ataca (1980)
O terceiro filme da lista é repleto de ação e reviravoltas chocantes, que marcaram a história do cinema. Após assistir ao episódio V, é interessante conhecer a origem de um dos personagens mais icônicos da franquia.
Star Wars I: A Ameaça Fantasma (1999)
Com o intuito de compreender a história de Anakin Skywalker, o próximo longa da lista traz o início da origem de Anakin Skywalker. Além disso, o filme introduz Obi-Wan Kenobi e outros personagens que serão importantes ao longo da saga.
Star Wars II: Ataque dos Clones (2002)
No segundo filme, Anakin já está evoluindo em seu treinamento Jedi e vem buscando novos ensinamentos. Ao mesmo tempo, ele tem questionado algumas das lições passadas por Obi-Wan, tendendo para o lado sombrio da força.
Star Wars III: A Vingança dos Sith (2005)
O encerramento desta trilogia mostra como Anakin se vira contra os Jedi, unindo-se aos Sith e virando o Darth Vader. Além disso, o longa aborda alguns dos motivos que o fizeram mudar de lado e tudo que ele perdeu no caminho.
Han Solo: Uma História Star Wars (2018)
Um dos filmes mais recentes da franquia conta a história de um dos protagonistas da saga. Em “Han Solo: Uma História Star Wars”, é abordada a amizade entre Chewbacca e Han, além de como os dois ganharam a posse da Millennium Falcon.
Star Wars VI: O Retorno do Jedi (1983)
A finalização da trilogia clássica traz novamente a luta contra o bem e o mal, cheio de muita ação e humor. Neste longa, Luke Skywalker precisa achar uma forma de salvar seus amigos e derrotar o Império.
Star Wars VII: O Despertar da Força (2015)
Na sequência, Rister termina a lista seguindo a ordem de lançamento dos filmes mais recentes. O primeiro é o episódio VII, em que ocorre a primeira aparição de Rey e do vilão Kylo Ren. O longa mostra uma disputa atual entre a Primeira Ordem e os Rebeldes.
Star Wars VIII: Os Últimos Jedi (2017)
O segundo filme desta trilogia traz Luke Skywalker de volta, como mestre de treinamentos da Rey, ajudando-a a se tornar a heroína que a rebelião precisa. Além disso, a obra desenvolve o passado de Kylo Ren, mostrando como o vilão foi para o lado sombrio da força.
Star Wars IX: A Ascensão Skywalker (2019)
O último filme da lista de Rister é também o mais recente lançamento da franquia. O episódio XI traz novas ameaças que abalam ainda mais a rebelião e colocam a prova os poderes desconhecidos de Rey.