Testamos: bom e barato, fone ear buds Tronsmart Onyx Prime oferece qualidade sonora
33giga
A Tronsmart – empresa chinesa que fabrica uma série de gadgets e vende quase tudo por meio do AliExpress – já está virando uma das prediletas da casa do 33Giga. Quando o assunto é bom e barato, a companhia desempenha um trabalho exemplar.
Depois da reportagem ser positivamente surpreendida com uma caixinha de som à prova d´água, agora, o 33Giga avaliou uns fones de ouvido que valem o (baixo) investimento. O bom Tronsmart Onyx Prime é um dos melhores "ear buds" do mercado – sempre considerando que custa, em média, R$ 300.
Do ponto de vista de áudio, que normalmente é o mais importante em fones de ouvido, o Tronsmart Onyx Prime vai muito bem: qualidade sonora, algum reforço nos graves, sem distorções em volumes mais altos. Ele também isola acusticamente o usuário do ambiente, o que é outro ponto positivo para quem o utiliza trabalhando, estudando ou realizando atividades que precisem de foco.
Quanto ao conforto (outro problema comum em ear buds), o gadget vai bem: na caixa há uma série de borrachinhas e alças (de suporte) para melhor se encaixar na orelha do usuário. Com elas, mesmo em longas jornadas, o fone não incomoda – e também não cai, mesmo durante a prática de exercícios (sem ser de contato, claro, como caminhadas ou corridas).
A curva de uso também agrada – embora ainda seja um tanto complicada para quem está acostumado a botões físicos ou precise olhar para o que está tocando para saber se está certo. Um toque demorado por 3 segundos no fone o liga. Um por 5 segundos, desliga. Dois toques rápidos, pausa a música. E assim por diante. O manual de uso, aliás, é bem didático e, por meio dele, é possível aprender rapidamente como operar o Tronsmart Onyx Prime plenamente.
Outro ponto alto do brinquedinho é que a fabricante tem um app que permite personalizar o uso do Tronsmart Onyx Prime. Basta baixar na loja do seu celular (tem para Android e iPhone), emparelhar com seu eletrônico e realizar as ações que desejar – como equalizar melhor músicas ou alterar os comandos.
Quanto aos pontos negativos, o primeiro é mesmo a demora em carregar completamente o Tronsmart Onyx Prime. São mais de duas horas para uma carga completa (e ele aguenta, em uso contínuo, sete horas). Outra questão ainda o 33Giga está avaliando, assim como o que ocorreu na caixa de som à prova d´água, é a durabilidade do produto.
Por ser uma empresa nova e que somente exporta para o Brasil, ainda é cedo para considerar se vale apostar nos produtos dela em longo prazo (ah, a obsolescência programada). Um exemplo disso é que recentemente o 33Giga avaliou um curioso fone Lenovo que não durou dois meses. Entretanto, pelo que vem mostrando até aqui, a Tronsmart – e seu bom Tronsmart Onyx Prime – merece o benefício da dúvida.