0303: adoção de prefixo para telemarketing ainda é baixa
Tecmundo
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que a adoção do código de prefixo 0303 para telefones de telemarketing no Brasil ainda é baixa. O objetivo da medida é facilitar a identificação dessas ligações por parte do consumidor.
Segundo um comunicado do órgão, em um mês, 324 códigos cadastrados na plataforma foram ativados. Além disso, a mudança na regra também pode ter feito com que muitas agências de telemarketing migrassem para a telefonia fixa, que ainda não faz parte da regulamentação da Anatel.
O sistema de identificação de ligações de telemarketing foi idealizado pela Anatel em agosto de 2021 e anunciado oficialmente no final do ano passado. Já a implementação começou a partir da telefonia celular em 10 de março deste ano.
Empresas que usam telefones fixos têm até 8 de julho deste ano para se adequar ao novo padrão, sob pena de punição e bloqueio do número. Após essa data, consumidores que receberem chamadas de telemarketing de números fora do padrão podem denunciar o caso para as próprias operadoras.