21% dos brasileiros usam bloqueadores de chamadas, diz pesquisa
Tecmundo
As ligações indesejadas são um grande incômodo para os usuários de telefones celulares no Brasil, fazendo-os buscar ferramentas de bloqueio. É o que revela uma nova pesquisa "Panorama Mobile Time/Opinion Box", divulgada na quinta-feira (16).
O estudo “Chamadas indesejadas no Brasil 2021”, encomendado pela empresa First Orion, mostrou que 21% dos brasileiros usam apps para bloquear ligações, sejam de centrais de telemarketing, números desconhecidos ou cobrança indevida. A tecnologia pode ser encontrada em versões gratuitas e pagas, nos sistemas Android e iOS.
Além disso, 30% dos entrevistados disseram que seus telefones trazem esse recurso de forma nativa, sem a necessidade de baixar e pagar por soluções externas. Apesar disso, 59% deles se mostraram propensos a trocar a atual operadora por outra que ofereça um serviço eficaz de bloqueio de ligações indesejadas.
O Procon e a Anatel também oferecem meios de bloquear as ligações indesejadas.
Quase metade dos participantes também relatou que evita atender chamadas de números desconhecidos, com medo de golpes telefônicos. Neste grupo, os jovens (16 a 29 anos) são os que mais tendem a ser vítimas de fraudes por telefone, de acordo com o levantamento.
“Não Me Perturbe”
Criado por meio de parceria entre a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e as operadoras, o serviço “Não Me Perturbe” permite cadastrar o telefone para bloquear ligações de telemarketing, funcionando como uma alternativa aos apps. A pesquisa mostrou que a população conhece a iniciativa, mas poucos a utilizam.
Quase metade dos entrevistados (49%) sabem da existência do serviço que bloqueia chamadas de operadoras e instituições financeiras, mas apenas 21% cadastrou seu número. Entre os que utilizam, 75% gostaram do resultado apresentado, reduzindo as ligações indesejadas.
Realizada entre os dias 8 e 15 de junho deste ano, a pesquisa ouviu 2.125 brasileiros com 16 anos ou mais, que possuem smartphones e acessam a internet. O levantamento tem margem de erro de 2,1 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%.