Home
Tecnologia
Adata anuncia SSD Externo com UBS 4.0 e leituras de até 4 GB/s
Tecnologia

Adata anuncia SSD Externo com UBS 4.0 e leituras de até 4 GB/s

publisherLogo
Tecmundo
06/08/2021 21h30
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14589330/original/open-uri20210806-18-dlz410?1628286694
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Na última quinta-feira (5), a Adata apresentou seu novo SSD Externo em seu canal oficial no YouTube. O modelo, nomeado "SE920", possui uma interface USB 4.0 e consegue atingir taxas de transferência de até 4.000 MB/s, desde que utilize Cache SLC e uma conexão apropriada. O conjunto é veloz o suficiente para destacá-lo como um dos dispositivos mais rápidos da categoria no mercado, superando até mesmo concorrentes com interfaces USB 3.X ou Thunderbolt 3 e 4.

Segundo o anúncio, a Adata pretende lançar diferentes versões do SE920, mas ainda não revelou detalhes sobre os vindouros modelos — características técnicas como o controlador de SSD usado e velocidade máxima de escrita, por exemplo. Neste contexto, a empresa apenas confirmou que utilizará sua solução proprietária de condução térmica para o arrefecimento do componente, que deve garantir um desempenho geral mais consistente.

Sem surpresas, o SE920 foi desenvolvido para concorrer com os modelos de SSD Externo mais robustos no mercado, incluindo os que ainda serão anunciados neste ano. Conforme explica o site Tom's Hardware, a vantagem do novo SSD Externo da Adata pode estar em sua construção, supostamente composta de uma interface NVMe M.2, uma ponte PCIe-para-USB 4.0 e um chip USB 4.0, que seria responsável pela conexão final e alimentação de energia. 

Informações do SE920, novo SSD Externo da Adata. (Fonte: Adata, YouTube / Reprodução)Informações do SE920, novo SSD Externo da Adata. (Fonte: Adata, YouTube / Reprodução)

O conjunto hipotético é baseado na solução utilizada pela maioria dos SSDs Externos de alto desempenho, que alcançam grandes velocidades de transferência através da combinação de uma interface PCIe/NVMe e uma ponte PCIe-para-USB. 

Entretanto, a adição do USB 4.0 pela Adata vence as limitações dos sistemas anteriores, como no caso dos modelos baseados em Thunderbolt 3, que alcançam leituras máximas de "apenas" 3,24 GB/s — ainda inferiores aos 4,0 GB/s do SE920. Naturalmente, também é possível que a gigante taiwanesa tenha desenvolvido uma solução própria que dispense estas adaptações.

Disponibilidade

Até o momento, a Adata não confirmou uma data de lançamento ou preço oficial para o SE920, nem para suas versões variantes. Entretanto, considerando seu desempenho, é possível supor que o modelo será voltado para consumidores do nicho premium, de alto desempenho, no mercado.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também