AMD lançará CPUs Zen 4 Ryzen 7000 na segunda metade de 2022
Tecmundo
Durante sua conferência na CES 2022, a AMD trouxe novidades sobre a sua próxima geração de processadores para desktops, que serão baseados na arquitetura de 5 nanômetros Zen 4. Além de exibir um chip, a CEO Lisa Su mostrou um Ryzen 7000 rodando Halo Infinite e deu uma previsão de lançamento: segunda metade de 2022.
Segundo a executiva, a empresa segue firme com seu calendário de lançamentos e prevê que a nova linha chegará ao mercado ainda este ano, mas não forneceu preços ou uma data mais precisa. Os novos processadores chegarão otimizados para tecnologias como PCIe 5.0 e memórias DDR5, além de funcionarem em uma nova plataforma da empresa, a AM5.
Apesar de não ter exibido benchmarks ou demonstrações mais técnicas, Lisa Su disse que a nova linha de processadores vai ajudar a companhia a "manter a liderança em performance e desempenho por watt" em PCs de mesa. Durante a demo de Halo Infinite, Lisa Su disse que o processador estava rodando o game em 1080p em altas taxas de quadros com todos os núcleos Zen 4 rodando em 5 GHz.
Novo processador com AMD 3D V-Cache
Enquanto a nova geração não chega, a AMD apresentou um processador baseado em Zen 3 com a nova tecnologia 3D V-Cache, que promete trazer melhores de até 200 vezes na densidade de conexões. A CPU em questão é o chip Ryzen 7 5800X3D.
Além de trazer 64 MB de 3D V-Cache, o componente possui oito núcleos e 16 threads, alcançando frequências de até 4,5 GHz. Segundo a fabricante, o novo chip entrega em média 15% mais frames que o Ryzen 9 5900X em jogos rodando com resolução 1080p. Dependendo do game, o salto pode chegar em até 36%.
O novo processador de alto desempenho da AMD será lançado ainda neste semestre, mas não teve seu preço divulgado.