TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Tecnologia
Anatel adia votação final de aprovação do leilão do 5G
Tecnologia

Anatel adia votação final de aprovação do leilão do 5G

publisherLogo
Tecmundo
13/09/2021 21h52
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14680577/original/open-uri20210913-18-c10o7x?1631570594
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Moisés Queiroz Moreira, pediu vistas na votação da versão final do edital do leilão do 5G nesta segunda-feira (13). Com isso, provavelmente o órgão não deve cumprir a última previsão de lançamento da licitação, programado para acontecer em outubro.

A solicitação interrompeu uma reunião extraordinária do conselho diretor do órgão, que tinha como pauta exclusiva a última aprovação necessária para o pregão da tecnologia . O conselheiro justificou o pedido pela falta de tempo hábil para analisar todas as providências a serem tomadas.

Não há prazo para devolução do texto para a continuação da votação. No entanto, Moreira promete destravar a pauta o "mais breve possível". "Estou comprometido não apenas com a celeridade, mas com a prudência que se exige perante ao maior edital da história da Anatel", afirmou o autor da solicitação.

Esse é o segundo adiamento da decisão ocorrido na última semana. A reunião estava prevista para acontecer na sexta-feira (10), contudo, o relator do processo, conselheiro Emmanoel Campelo de Souza Pereira, pediu a remarcação do encontro após divergências entre os diretores da agência.

Leilão atrasado

Plano inicial do ministro das Comunicações era realizar leilão do 5G em 2020. (Fonte: Ministério das Comunicações/Reprodução)Plano inicial do ministro das Comunicações era realizar leilão do 5G em 2020. (Fonte: Ministério das Comunicações/Reprodução)

O leilão do 5G está sendo elaborado desde 2019, com a previsão inicial de acontecer em 2020, embora tenha sido adiado por conta da pandemia. Em fevereiro de 2021, o processo pareceu caminhar, com a aprovação da minuta do edital pelo Conselho Diretor da Anatel. O texto foi encaminhado para o Tribunal de Contas da União (TCU), que apresentou apenas algumas recomendações a serem realizadas pela Anatel.

Outros países já leiloaram as faixas de frequência para a tecnologia. O primeiro deles foi a Coreia do Sul, que realizou o lançamento da rede há dois anos. A Alemanha realizou seu processo de licitação em junho de 2019, e arrecadou 6,54 bilhões de euros no leilão. Nos Estados Unidos, a venda de faixa para banda C (de 3,7 GHz a 3,98 GHz) arrecadou US$ 80,9 bilhões em janeiro de 2021.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também