TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Tecnologia
Anatel emite medida para diminuir robocalls que caem em segundos
Tecnologia

Anatel emite medida para diminuir robocalls que caem em segundos

publisherLogo
Tecmundo
08/06/2022 15h07
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15042123/original/open-uri20220608-18-hhzij6?1654701043
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) expediu uma medida cautelar para que empresas que utilizam telemarketing diminuam as ligações realizadas por robôs, as chamadas robocalls (aquelas chamadas que ficam mudas e caem em segundos).

De acordo com o Despacho Decisório nº 160/2022, publicado na última segunda-feira (06) no Diário Oficial da União, as companhias terão 15 dias para adaptarem suas atividades. As operadoras de telecomunicações serão notificadas e após 30 dias terão que bloquear chamadas que não utilizem as numerações atribuídas pela Anatel, como o prefixo 0303.

Os bloqueios acontecerão para empresas que realizarem 100 mil chamadas diárias ou mais com duração de até 3 segundos. A companhia que utiliza as robocalls nestes formatos será bloqueada para utilizar telemarketing por 15 dias ou até firmar compromisso formal com a Anatel de se abster da prática.

Anatel

“A Anatel espera que essa medida — adotada nos limites das competências da Agência — ajude a reduzir o volume de ligações inoportunas, sem impedir a prestação dos serviços de telemarketing que fazem uso adequado dos recursos de telecomunicações”, informou a entidade.

Motivações da decisão

O despacho da medida cautelar cita várias justificativas para que as novas regras entrem em vigor. A Anatel justifica, por exemplo, que realizou estudos e acompanhamentos que demonstraram que há "incômodos gerados aos usuários dos serviços de telecomunicações, com o recebimento massivo de ligações de centrais de atendimento”.

O texto informa que a repetição dessas ligações acaba causando muita perturbação aos clientes e geram milhares de reclamações formais por ano, o que justifica a decisão para que as empresas se adequem.

Robocall

A decisão aponta ainda que as robocalls utilizam numeração aleatória, o que impede que as pessoas consigam discernir corretamente se vão atender ou não a ligação. Isso pode causar prejuízos, já que às vezes os clientes não atendem chamadas importantes ou podem atender e se deparar com a chamada desligando em poucos segundos.

Outro motivo para a aplicação da medida cautelar é técnico.  Segundo a agência, “[...] tais chamadas comprometem o adequado uso da rede de telecomunicações em virtude do crescimento excessivo do tráfego, suprimindo valor do ecossistema de telecomunicações”.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também