TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Tecnologia
Android 12L deixa desabilitar limitações de apps em segundo plano
Tecnologia

Android 12L deixa desabilitar limitações de apps em segundo plano

publisherLogo
Tecmundo
20/12/2021 21h30
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14824127/original/open-uri20211220-17-1kaqc57?1640036566
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

De acordo Jing Ji, do time de desenvolvedores da Google, um patch do Android 12 irá permitir desativar a função PhantomProcessKiller, que limita de maneira agressiva a quantidade de operações subordinadas que um aplicativo consegue rodar. A nova opção já estará disponível desde o lançamento no Android 12L, que é voltado para dispositivos de telas maiores.

De maneira geral isso é uma forma eficiente de evitar que aplicativos consumam muitos recursos de CPU e, por consequência, muita bateria.

Problema para usuários avançados

É comum ferramentas de economia de energia desativarem ou limitarem operações quando elas são colocadas para funcionar em background. Em alguns aparelhos, o Waze pode perder acesso ao GPS quando o app é minimizado para responder uma chamada via Bluetooth, por exemplo. Com isso, é necessário aguardar alguns minutos para o programa voltar a receber informação do satélite e levando o usuário a perder aquele último retorno na estrada.

Boa parte dessas opções podem ser desativadas nas configurações de bateria, mesmo sem Acesso de Desenvolvedor, mas a PhantomProcessKiller não tinha essa opção nem com acesso avançado.

Termux - Emulador de terminal Linux para AndroidTermux - Emulador de terminal Linux para Android

 

Para o usuário padrão isso não deve ser um problema, mas no caso de usuários avançados, aplicativos mais pesados como o emulador de terminal Linux, Termux, a PhantomProcessKiller  encerrava completamente o aplicativo sem que o usuário tivesse qualquer forma de contornar a situação. 

Correção está chegando

Um patch que permite desabilitar a ferramenta nas Opções de Desenvolvedor já foi liberado no Android Open Source Program (AOSP) e, de acordo com report no fórum de desenvolvedores da Google, a correção já está integrada ao código do Android 12L como uma das melhorias previstas para a versão especial do sistema. Ou seja, resta agora aguardar pela distribuição ampla da novidade.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também