Android 13: veja 8 novos recursos para celulares já descobertos
Tecmundo
Nessa quinta-feira (10), o Google anunciou o lançamento da primeira prévia do Android 13 para os desenvolvedores que desejam testar o sistema operacional em primeira mão. Contudo, ainda faltam alguns meses para o lançamento da versão final do novo SO, mas os primeiros novos recursos já foram descobertos.
Novas prévias do sistema operacional devem chegar até março, pouco depois a primeira versão beta será lançada e, em meados de agosto 2022, a versão final deve ser lançada aos consumidores — por enquanto, a versão atual só está disponível para smartphones da linha Pixel.
A companhia já revelou algumas funcionalidades do Android 13 e, felizmente, alguns desenvolvedores também descobriram recursos que possivelmente estarão disponíveis no lançamento final. Por isso, o TecMundo reuniu uma lista com as novidades que já foram divulgadas.
1. Mais apps na taskbar
Sugestões de apps para a barra de tarefas.
No primeiro preview do Android 13, o Google revelou que está estendendo a barra de tarefas usada no Android 12L para o novo sistema, porém, com seis espaços. Ou seja, será possível escolher seis apps para preencher os slots e, se um deles não for preenchido, o Android preencherá automaticamente o lugar com uma sugestão de aplicativo baseada no uso.
2. Ícones temáticos no Material You
"Themed Icons" será uma das novidades do Android 13.
Um dos recursos apresentados pelo Google foi a possibilidade de criar ícones temáticos com o Material You, recurso que oferece design com cores dinâmicas e customização nos smartphones. Inicialmente, os ícones temáticos só estarão disponíveis em dispositivos Pixel, porém, a companhia já revelou que está trabalhando com parceiros e fabricantes para disponibilizar a novidade em outros aparelhos.
O recurso Themed Icons foi originalmente apresentado no Android 12, em uma versão beta para o Pixel Launcher. A novidade muda a aparência dos ícones para tons monocromáticos de acordo com o tema usado no celular.
3. "Camera Obfuscator"
Camera Obfuscator.
Alguns usuários da Preview 1 também perceberam a presença de um novo aplicativo pré-instalado em alguns dispositivos: o Camera Obfuscator. Aparentemente, é um aplicativo para uso interno do Google e, provavelmente, foi disponibilizado por acidente — o app foi encontrado no Pixel 6.
De acordo com desenvolvedors, o Camera Obsfuscator remove todos os metadados de uma imagem para "compartilhar apenas fotos simples com amigos e família em dispositivos de 2017 ou superiores".
4. Acesso aos apps por perfis convidados
Perfis de convidados no Android 13
O Android oferece a possibilidade de usar diferentes perfis de usuário em um mesmo dispositivo e, no novo sistema, o Google permite que os perfis de convidados acessem aplicativos já instalados no dispositivo por outros usuários. Porém, a funcionalidade só é acessada por perfis de convidados e, por exemplo, não está disponível para usuários secundários.
Ao usar o aplicativo por um perfil de convidado, o app funcionará normal como se tivesse acabado de ser instalado — ou seja, não estará logado nas contas de outros perfis. Por exemplo, pessoas que usam um tablet em diferentes contas de convidado podem assistir a Netflix pelo mesmo aplicativo instalado uma única vez.
5. Ligar e desligar a lanterna com “Quick Tap”
Os dispositivos Pixel mais recentes receberam o recurso gestual "Quick Tap" no lançamento do Android 12, que permite realizar ações com simples toques e sem precisar usar o menu de opções — é possível usar a funcionalidade para realizar captura de tela, ativar o Google Assistant, entre outras possibilidades.
Agora, como demonstrado na Preview 1 do Android 13, também é possível ligar e desligar a lanterna rapidamente ao tocar duas vezes na parte de trás do smartphone. Por enquanto, o recurso está disponível apenas em aparelhos Pixel.
6. Modo silencioso (mesmo!)
Novo modo silencioso é ainda mais silencioso
Outro recurso encontrado na Preview 1 do Android 13 para desenvolvedores é o novo modo silencioso, que remove praticamente todas as notificações de sons e vibrações. Quando o recurso está ativo, as únicas vibrações que funcionam é ao usar o scanner de impressão digital e quando o carregador do dispositivo é conectado.
Nas versões do Android 12, quando o modo silencioso está ativado, o feedback tátil (vibração leve) continua em algumas interações com o sistema, como na digitação com o Gboard ou ao inserir o PIN na tela de bloqueio.
7. Modo rápido para leitura de QR Code
Novas opções disponíveis na barra de notificações.
A barra de notificações do Android 13 também disponibiliza duas novas opções para facilitar o uso dos consumidores. O "modo de uma mão" e um “scanner de códigos QR” poderão ser acessados rapidamente ao baixar a aba de notificações — é simples de usar como ativar a lanterna.
8. Até dois layouts de tela inicial
A primeira prévia do Android 13 também revelou a capacidade do Pixel Launcher oferecer suporte a dois layouts em diferentes telas num único dispositivo. Provavelmente, o Google está preparando o novo sistema operacional para ser usado também em dispositivos dobráveis. Os desenvolvedores que já estão testando a versão descobriram a possibilidade ao alterar o DPI nas configurações do sistema.