Android TV 13 trará novidades para o modo picture-in-picture
Tecmundo
Um recurso muito utilizado em dispositivos Android, mas também presente em TVs, o modo Picture-in-Picture (PiP), aquelas janelinhas flutuantes que permitem a reprodução de vídeos sem abandonar a visualização do conteúdo principal, está recebendo um upgrade no Android 13.
Na sexta-feira (15), o editor técnico sênior da empresa Esper, Mishaal Rahman, divulgou em sua conta no Twitter que o Android TV 13 irá trazer um novo tipo de picture-in-picture. A nova função, que está sendo chamada de “PiP expandido”, permitirá que as pessoas consigam abrir janelas mais longas, ou mais largas, do que os atuais tamanhos entre 1:2,39 e 2,39:1.
Como funciona o picture-in-picture?
O recurso picture-in-picture surgiu inicialmente nas TVs Andoid com a atualização Android 7.0 Nougat, de 2016. A partir do Android 8.0, a funcionalidade, que se limitava a abrir telas de outros canais de TV, se estendeu a todos os outros dispositivos da família Android. A coisa se sofisticou a partir do Android 12, quando as janelas PiP passaram a ser movidas, escondidas para o lado e até redimensionadas, porém respeitando os limites citados.
Atualmente, a proporção padrão de uma janela PiP é 1,777778:1, equivalente ao formato 16:9, para corresponder à maioria dos conteúdos de vídeo existentes. No entanto, desenvolvedores podem personalizar um outro tipo de proporção, desde que se situe entre 1:2,39 a 2,39:1. No entanto, a partir do Android 13, anunciado para 11 de maio, esses limites poderão ser ultrapassados livremente, além de as janelas poderem ser encaixadas lado a lado, segundo o blog da Esper.
É importante lembrar que o Google ainda não divulgou nenhum tipo de documentação ou orientação oficial sobre o novo tipo de PiP expandido para o Android TV 13. Portanto, teremos que aguardar mais um pouco para usar a novidade.