TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Tecnologia
App da CNH Digital agora permite transferir veículos online
Tecnologia

App da CNH Digital agora permite transferir veículos online

publisherLogo
Tecmundo
24/03/2022 17h09
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14932777/original/open-uri20220324-18-1jrggx9?1648141807
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) ganhou uma nova função nesta quinta-feira (24), que facilita a vida de quem está vendendo ou comprando um carro. Trata-se da possibilidade de efetuar a transferência de propriedade do veículo online.

A novidade chega com a funcionalidade “Venda Digital”, que permite a assinatura digital da Autorização para Transferência de Propriedade de Veículos (ATPV-e) para comprador e vendedor. Em seguida, a comunicação da venda é feita automaticamente pelo app CDT ao Detran.

Dessa forma, o procedimento acontece em instantes, pois não é necessário reconhecer firma nem elaborar contrato em papel. Com o novo recurso, a ida a um órgão público fica restrita ao final do processo, quando o proprietário comparece ao Detran para a vistoria do veículo e confirmar a transferência.

O app da CNH Digital roda no Android e no iOS.O app da CNH Digital roda no Android e no iOS.

Em relação à segurança, a transferência de veículo pela internet exige autenticação com a conta Gov.br e biometria facial. “Esse processo é feito com a maior segurança, com requisitos de validação biométrica, reconhecimento facial, para trazer segurança para essa transação”, ressaltou o secretário nacional de trânsito Frederico Carneiro.

Requisitos

Para transferir a propriedade de um veículo pelo app CNH Digital é necessário cumprir algumas exigências. Uma delas é que o automóvel possua a ATPV-e, que passou a ser emitida a partir do dia 4 de janeiro de 2021, substituindo o Documento Único de Transferência (DUT).

Outro requisito é possuir conta ouro ou prata na plataforma Gov.br , que reúne diversos serviços públicos. Neste caso, tanto o vendedor quanto o comprador devem ter o cadastro para que consigam realizar a assinatura eletrônica.

O app CDT conta com várias funções interessantes para o motorista.O app CDT conta com várias funções interessantes para o motorista.

Quem se enquadra nos critérios pode efetuar a transferência eletrônica no app, onde também fica guardada a versão digital da carteira de motorista. Basta informar o CPF do comprador, enviar a intenção de venda e aguardar a autorização emitida pelo Detran onde o veículo está registrado.

Vale ressaltar que, inicialmente, a venda digital pelo app CDT está disponível entre pessoas físicas e somente em oito estados, cujos Detrans aderiram ao sistema. São eles: Acre, Ceará, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Roraima.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também