Home
Tecnologia
Banco Central adia fase 3 do Open Banking para outubro
Tecnologia

Banco Central adia fase 3 do Open Banking para outubro

publisherLogo
Tecmundo
30/08/2021 18h30
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14656640/original/open-uri20210830-19-1c5ffh7?1630348491
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A terceira fase do Open Banking, que estava prevista para começar a ser implementada nesta segunda-feira (30), foi adiada. De acordo com o Banco Central (BC), a mudança atende a uma solicitação dos bancos e fintechs, que pediram mais tempo para adaptar seus sistemas.

Em nota divulgada na sexta-feira (27), a autoridade monetária informou que o prazo para a realização de testes para a certificação das instituições estava comprometido. A dificuldade se deve a uma necessidade de "ajustes nas especificações técnicas", levando os bancos a solicitar o adiamento.

Com isso, o órgão divulgou um novo calendário para a fase 3 do Open Banking, agora programada para entrar em vigor a partir do dia 29 de outubro. Nesta etapa, começa o "compartilhamento do serviço de iniciação de transação de pagamento PIX", possibilitando realizar pagamentos fora do ambiente do banco do usuário.

A terceira fase do Open Banking prevê a integração com o PIX.A terceira fase do Open Banking prevê a integração com o PIX.

Vale lembrar que este é o terceiro adiamento pelo qual passa o sistema de compartilhamento de informações bancárias. O primeiro atraso foi na estreia, que deveria ocorrer em 30 de novembro de 2020, mas passou para fevereiro deste ano. Já a fase 2, programada inicialmente para 15 de julho, começou no dia 13 de agosto.

Calendário mantido para as próximas fases

Depois da integração dos iniciadores de pagamentos PIX ao sistema, o cronograma prevê o início da troca de informações sobre previdência, seguros e investimentos entre os bancos, com a autorização do cliente. As novidades incluídas na fase 4 do Open Banking devem entrar em vigor no dia 15 de dezembro.

A implementação continua em 2022, com o compartilhamento de serviços de transferência entre contas do mesmo banco e TED, no dia 15 de fevereiro. Em seguida, estão previstos o encaminhamento de propostas de crédito (30 de março), o pagamento de boletos (30 de junho) e o débito em conta (30 de setembro).

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também