TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Tecnologia
BC exigirá que corretoras de criptomoedas tenham sede no Brasil
Tecnologia

BC exigirá que corretoras de criptomoedas tenham sede no Brasil

publisherLogo
Tecmundo
03/06/2022 14h30
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15035059/original/open-uri20220603-19-1jh6ho8?1654266659
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O Banco Central (BC) irá apresentar ao Congresso Nacional um projeto de lei para regular a atuação das corretoras de criptomoedas. Um dos pontos tidos como inegociáveis na futura lei é a exigência de que essas exchanges tenham sede própria no Brasil. A informação foi divulgada pelo próprio presidente da autoridade monetária, Roberto Campos Neto, em audiência na Câmara dos Deputados na terça-feira (31). 

De acordo com o executivo, “agora nós vamos regular as corretoras. E regulando as corretoras, a gente vai saber se tem lastro ou não". Posteriormente, ele disse que a exigência de uma sede própria no Brasil será "um ponto inegociável do projeto". 

Lastro e custódia

Fonte: Shutterstock/Reprodução.Fonte: Shutterstock/Reprodução.

A exigência de que as corretoras tenham sede no Brasil está ligada à disponibilidade para serem fiscalizadas pelo órgão escolhido pelo Poder Executivo — no caso, deverá ser o próprio BC, pela sua expertise no assunto. A grande preocupação de Campos Neto é a existência de lastro nas exchanges, ou seja, uma quantia suficiente de criptomoedas capaz de honrar os certificados comprados. 

Outro ponto questionado pelo presidente do BC perante os deputados federais foi a questão da custódia. “Hoje você pode comprar uma criptomoeda tendo um encryption e guardar num pen drive, em uma digital wallet. Mas não é assim que é feito no Brasil em grande parte”, disse ele. Como a pessoa não tem o encryption, não sabe com certeza se a corretora tinha lastro para vender aquela participação.

Finalmente, o executivo externou sua preocupação com as criptomoedas algorítmicas como o Terra Luna “que virou zero em algumas horas”. O PL do BC irá se juntar a um outro projeto, atualmente na Câmara e já aprovado pelo Senado em regime de urgência, que funcionará como um marco regulador do setor de criptomoedas.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também