Black Friday: como os lojistas podem garantir segurança aos clientes
Tecmundo
A tão aguardada Black Friday 2021 será realizada amanhã (26) e já está deixando os consumidores e lojistas ansiosos. E a expectativa do comércio é alta, já que no ano passado, mesmo na pandemia, as vendas no período ultrapassaram R$ 5,1 bilhões (crescimento de 31% na comparação com 2019), segundo a Neotrust/Compre&Confie.
Neste cenário de aumento do volume de compras, é importante que os varejistas redobrem a atenção com os dados dos clientes. Uma das soluções para diminuir a chance de vazamento de dados e golpes é a validação de identidade, como a biometria facial.
Apesar de polêmico, já que muita gente questiona o método utilizado pelo Mercado Livre, por exemplo, a tecnologia é eficiente e pode dar segurança tanto para o lojista quanto para o cliente.
“A Black Friday, diante do grande volume de vendas, evidencia a importância da identidade digital para a verificação de autenticidade, de forma rápida e confiável. O mercado precisa estar preparado para tornar a experiência do consumidor mais transparente enquanto oferece a melhor proteção”, defendeu Igor Ripoll, VP de Customer Success da único, uma IDTech de soluções de identidade digital.
Ripoll explica que um dos métodos de verificação biométrica é a validação a partir de uma selfie. Com a foto, é possível fazer uma análise, que vai de -100 a +100, que especifica sobre a probabilidade de aquela foto representar ou não a pessoa. Para chegar a esse “score”, são analisados pontos da face da pessoa.
Além da biometria, a Cielo, empresa brasileira de serviços financeiros, sugere aos lojistas outras dicas:
- Pesquisa se não há cópias falsas do seu site na internet;
- Cuidado com o golpe da falsa devolução;
- Fique atento ao aumento no volume de reclamações;
- Fique de olho no estoque, já que vender produtos indisponíveis pode causar frustração aos clientes
Segurança nas compras
O Procon-SP divulgou, nesta semana, uma lista de orientações para que os clientes não sejam vítimas de golpes na Black Friday. Confira, a seguir, a dicas do órgão de defesa do consumidor:
- Evitar sites que exibem como forma de contato apenas um telefone celular, sem e-mail corporativo;
- Preferir fornecedores reconhecidos ou indicados por amigos e familiares. Pesquisar sua reputação em sites que avaliam lojas virtuais;
- Jamais fazer transações online em lan houses, cyber cafés, computadores ou redes públicas, pois as máquinas podem não estar adequadamente protegidas;
- Se contratar entrega em domicílio, solicitar que o prazo seja registrado na nota fiscal ou recibo;
- Somente assinar o documento de recebimento do produto após examinar o estado da mercadoria. Se for constatada irregularidade, ela deve ser informada, justificando o não recebimento
- Nas compras feitas fora do estabelecimento comercial (por telefone, em domicílio, telemarketing, catálogos, internet), o consumidor tem prazo de sete dias para desistir da operação, sem precisar apresentar justificativa. O período é contado a partir da data de aquisição do produto ou de seu recebimento.