BlackBerry topa acordo para encerrar processo sobre manipulação
Tecmundo
Agora oficialmente fora do setor de smartphones, a marca BlackBerry topou um acordo para escapar de um julgamento envolvendo um processo em trâmite já há oito anos.
Segundo a agência de notícias Reuters, a companhia deve aceitar pagar uma quantia não declarada para um grupo de investidores que processou a marca ainda em 2013 por falta de transparência. A audiência entre as partes está marcada para começar nesta quinta-feira (7) e acontece em um tribunal de Manhattan, nos Estados Unidos.
O motivo do processo foi uma suposta manipulação de resultados pela empresa, que teria inflado o número de vendas de aparelhos com o sistema operacional BlackBerry 10 em 2013.
- A história da BlackBerry: do passado glorioso ao presente discreto [vídeo]
- Como a BlackBerry enterrou o seu império no mercado de smartphones?
Essa expectativa gerou um aumento no valor das ações da marca, mas logo a estratégia provou-se falha — em pouco tempo, ficou evidente que a situação não era tão positiva assim. A fabricação de dispositivos com o sistema operacional próprio foi encerrada três anos depois, quando ela optou por lançar modelos com Android .
Ladeira abaixo
Além de possivelmente desembolsar uma alta quantia no acordo judicial, a BlackBerry recentemente teve planos frustrados de um retorno ao mercado de dispositivos móveis.
O modelo com 5G planejado foi cancelado e a marca que havia comprado a licença declarou falência logo depois . Além disso, a BlackBerry começou a se desfazer de patentes de celulares e mensageiros , além de só agora ter descontinuado o suporte aos modelos clássicos .