TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Tecnologia
Câmara aprova projeto de marco legal para uso da IA no Brasil
Tecnologia

Câmara aprova projeto de marco legal para uso da IA no Brasil

publisherLogo
Tecmundo
30/09/2021 16h45
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14707257/original/open-uri20210930-18-1e1s2xh?1633020701
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A Câmara dos Deputados aprovou na última quinta-feira (30) o texto de um projeto de lei para regulamentar o uso de tecnologias de Inteligência Artificial (IA) no Brasil.

O chamado PL 21/2020 trata de princípios, direitos e deveres para o desenvolvimento e a aplicação desses recursos no país. A ideia é criar um "marco legal" que estabeleça uma base e traga vantagens para o fomento do tema a partir da iniciativa pública e privada.

A ideia do texto é estabelecer o que é um sistema de IA, promover a pesquisa e desenvolvimento na área e também levantar preocupações sobre o tema, como questões éticas. Sob relatoria de Luisa Canziani (PTB-PR), o projeto agora passa o debate no Senado.

Marco legal

Segundo a Agência Brasil, a lei trata IA como um "sistema baseado em processo computacional que, a partir de um conjunto de objetivos definidos por humanos, pode, por meio do processamento de dados e informações, aprender a perceber, interpretar e interagir com o ambiente externo, fazendo predições, recomendações, classificações ou decisões". São citados inclusive os processos de aprendizagem de máquina e por reforço.

A partir de 31 de agosto, uma lei complementar com objetivos parecidos entrou em vigor no Brasil: o Marco Legal das Startups, que conceitua essas empresas jovens e inovadoras, além de reduzir burocracias para o financiamento e atuação dessas companhias no país.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também