Chrome para desktop pode ganhar função de print da versão móvel
Tecmundo
A versão do Google Chrome para desktop deve ganhar, em breve, uma ferramenta de captura de tela bastante semelhante à função encontrada no app do navegador. A novidade, atualmente em teste no Beta do browser, foi descoberta pelo site Techdows nessa terça-feira (9).
Segundo a publicação, a funcionalidade em desenvolvimento surge como uma alternativa às funções de print nativas do Windows e do Mac. Além de realizar a captura de tela desejada, ela permite editar a imagem no próprio navegador e facilita o seu compartilhamento com outros usuários.
Disponível em um novo ícone de compartilhamento adicionado no canto direito da barra de endereço, a captura de tela do Chrome oferece a possibilidade de selecionar a área desejada para o print. Feito o registro, o usuário tem acesso às ferramentas de edição, para modificar e personalizar a imagem conforme as suas necessidades.
A novidade também inclui um editor de imagens.
Terminado o procedimento, é possível salvar a imagem no computador para usá-la depois e também compartilhar o print. O envio pode ser feito por meio de plataformas como Facebook, Twitter e WhatsApp, entre outros serviços.
Experimente no Chrome Canary 98
Interessados em testar o novo recurso antes do lançamento na versão estável do navegador podem habilitar a ferramenta no Chrome Canary 98. Para isso, abra a versão Beta do browser e digite os seguintes comandos na barra de endereço, um por vez:
- chrome://flags/#sharing-desktop-screenshots
- chrome://flags/#sharing-desktop-screenshots-edit
- chrome://flags/#sharing-hub-desktop-omnibox
Em cada um dos comandos digitados, clique em “Default” e marque “Enable” para ativá-los, reiniciando o Chrome logo a seguir. Feito isso, vá ao ícone de compartilhar que deve aparecer na barra do navegador, escolha “Capturas de tela”, selecione a área para o print e edite a imagem, se necessário.
Como se trata de uma função em fase de teste, ela pode apresentar instabilidades e não ser executada corretamente no momento. Por enquanto, não há informações sobre o lançamento do recurso para o público geral.