Home
Tecnologia
Cientistas criam alface transgênica que protege ossos de astronautas
Tecnologia

Cientistas criam alface transgênica que protege ossos de astronautas

publisherLogo
Tecmundo
25/03/2022 17h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14934268/original/open-uri20220325-20-5hemsd?1648227897
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

De acordo com uma pesquisa realizada por cientistas da Faculdade de Engenharia da Universidade da Califórnia em Davis, uma espécie de alface transgênica pode proteger os astronautas  contra a perda de densidade óssea na microgravidade — a condição é comumente associada a longos voos no espaço.

Os pesquisadores revelaram que desenvolveram a alface com uma proteína de fusão projetada para permanecer estável na corrente sanguínea dos astronautas — foi realizada uma combinação entre o paratormônio (PTH) e uma proteína de anticorpo humano. A novidade transgênica foi desenvolvida pelo estudante Kevin Yates ao lado dos professores Somen Nandi e Karen McDonald do Departamento de Engenharia Química da Universidade da Califórnia.

Uma missão para Marte, por exemplo, pode demorar tanto tempo que demanda o cultivo de alimentos e medicamentos no espaçoUma missão para Marte, por exemplo, pode demorar tanto tempo que demanda o cultivo de alimentos e medicamentos no espaço

Cultivo no espaço

Os ossos humanos estão em constante equilíbrio, principalmente para aqueles que fazem exercícios físicos, contudo, a microgravidade interrompe esse equilíbrio e leva os astronautas a perder massa óssea. Por isso, a alface transgênica pode ajudar a manter a compostura do corpo humano.

O projeto é financiado pela NASA e pode servir como base para o cultivo de plantas no espaço, assim, os astronautas podem cultivar e se medicar com alface. Até o momento, a equipe está avaliando a quantidade de substância ativa que as alfaces podem produzir em cada folha e descobrir qual é o melhor momento de colheita.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também