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Como pedir reembolso na Shopee?
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Como pedir reembolso na Shopee?

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Tecmundo
28/04/2022 12h00
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A Shopee é uma das diversas plataformas para compras online, e tal como qualquer outra existe a possibilidade de pedir o reembolso referente ao item adquirido caso algumas condições sejam cumpridas.

Ficou curioso para saber como pedir reembolso na Shopee? Então confira abaixo como fazer isso.

Como pedir reembolso na Shopee?

Em linhas gerais, são apenas alguns passos para que você possa ter o dinheiro da sua compra de volta na Shopee. Confira a seguir:

  • O primeira etapa é clicar na guia Eu, acessar Minhas Compras e depois seguir para Para Envira/Receber;

(Fonte: TecMundo/Reprodução)(Fonte: TecMundo/Reprodução)

 

  • Clique no produto que deseja devolver e depois acesse Devolver/Reembolsar;
  • Por fim, selecione os produtos para devolução e preencha os campos obrigatórios, confirmando em Enviar para finalizar o procedimento.

Vale mencionar que é preciso preencher todos os campos com os dados solicitados, bem como mencionar o motivo pelo qual está devolvendo o produto e enviar fotos mostrando o estado daquilo que será devolvido (para bens danificados, por exemplo, isso ajuda a mostrar o estado em que o item chegou ao endereço indicado).

Qual é a política de reembolso da Shopee

Caso esteja de olho em um reembolso, é bom ficar de olho se o seu caso se enquadra em uma das possibilidades a seguir:

  • O não recebimento do produto;
  • Produto chegou incompleto;
  • Recebeu o produto diferente do solicitado ou errado;
  • O produto chegou com amassados, arranhados ou outros danos físicos;
  • O produto veio com mau funcionamento ou defeito.

Em caso de produtos que apresentem defeito, a Shopee ressalta que é possível iniciar o processo até 30 dias após o recebimento da compra. Partindo disso, a equipe do site vai analisar a situação e confirmará o mais breve possível a opção de reembolso caso seja aplicável.

Há ainda a possibilidade de reembolso por meio da política de arrependimento de compra, conforme podemos ver no texto a seguir (que está no site voltado aos vendedores):

O comprador pode solicitar a devolução ou o reembolso de um pedido recebido. Isso pode acontecer por atrasos no envio ou na entrega, recebimento de produtos danificados ou diferentes do anunciado, produtos enviados incorretamente ou incompletos. Além disso, o Código de Defesa do Consumidor dá o direito de arrependimento da compra com prazo de 7 dias aos compradores, contados a partir da data de recebimento do pacote.

(Fonte: Campaign Asia/Reprodução)(Fonte: Campaign Asia/Reprodução)

 

Casos em que o reembolso não é aceito

Existem alguns casos nos quais o comprador não terá direito ao reembolso, e você pode conferir essas condições nas linhas a seguir:

  • Caso o pagamento do produto ainda não tenha sido confirmado;
  • Desistência de compra, item faltante, danificado ou não recebido após o comprador clicar em Pedido Recebido;
  • Se o retorno do item for solicitado, mas não realizado pelo comprador;
  • Devolução e reembolso de produtos pessoais, como roupas íntimas, roupas de banho, maquiagem usada, produtos perecíveis, itens de mercearia e produtos para adultos não são válidos.

Por fim, caso o produto já tenha sido enviado para o vendedor é preciso esperar um dia útil para receber o seu reembolso. Outro detalhe é que a devolução do valor vai seguir a mesma lógica feita no pagamento, e em caso de compras com cartão de crédito pode levar até duas faturas para o montante constar no seu demonstrativo.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
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