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Como se proteger do golpe da Falsa Central de Atendimento?
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Como se proteger do golpe da Falsa Central de Atendimento?

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Tecmundo
15/02/2022 20h30
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Com o passar dos anos, os golpistas vão tornando mais convincentes seus crimes. Somente em relação à modalidade conhecida como “Golpe da Falsa Central Telefônica”, o número cresceu 340% em 2021, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), por exemplo.

E como parte destes crimes é cometido utilizando o nome do Banco do Brasil (BB), que ao final do terceiro trimestre do ano passado tinha uma carteira de 21,9 milhões de clientes digitais, a instituição financeira lançou um guia de como se proteger do Golpe da Falsa Central Telefônica.

O BB lembra que várias ligações estão sendo realizadas a partir do número 4004-0001, que pertence à empresa. Além disso, o suposto atendente informa que existem problemas na conta da vítima, compras suspeitas ou que é necessário algum tipo de confirmação de dados.

Banco do Brasil

E para dar mais credibilidade e enganar o cliente, os golpistas ainda utilizam gravações de menus automáticos que pedem que os números sejam digitados.

Como se proteger da Falsa Central de Atendimento?

Primeiro, o BB explica que não faz ligações para clientes a partir do 4004-0001, já que esse número é apenas receptivo (somente recebe ligações). Para conseguir simular as ligações, os golpistas utilizam aplicativos que “mascaram” o número de origem da ligação. Com esses softwares é possível escolher qual número aparecerá no visor de quem está recebendo a chamada.

Para evitar ser vítima da modalidade de golpe da Falsa Central de Atendimento, a instituição financeira pública sugeriu as seguintes dicas:

  • Os atendentes do BB não pedem confirmações de dados dos clientes quando a ligação é iniciada pela própria agência. Ou seja, o cliente só precisará confirmar detalhes caso ele mesmo ligue para a Central de Atendimento;
  • O BB não liga para os clientes para realizar a liberação ou atualização de dispositivos ou do módulo de segurança. As atualizações são realizadas de maneira automática. No caso do módulo de segurança, só há contato com a pessoa caso for aberto um protocolo de atendimento no serviço BB Atende;
  • O BB não orienta os clientes por telefone para se dirigirem até um Terminal de Autoatendimento para realizar qualquer tipo de transação;
  • É importante ficar atento ao golpe dos 5 minutos. Em casos de clientes desconfiados, os golpistas pedem para que eles liguem para o banco. Contudo, é preciso esperar pelo menos 5 minutos para efetuar a ligação, já que os criminosos conseguem “segurar” a linha por esse tempo e quando a pessoa realiza a ligação, é o próprio golpista que atende;
  • Não aceite realizar nenhum contato por endereços eletrônicos como “bbsuporte”, “bbrelacionamento” e “bbatendimento”. Os sites falsos conseguem capturar os dados dos clientes e, por causa disso, o recomendado é acessar o site do banco digitando www.bb.com.br ;
  • Em caso de suspeita de golpe, não informe nenhum dado pessoal e nem senha e desligue a ligação imediatamente;
  • Caso você tenha sido vítima de um golpe e só se atentou depois disso, entre o contato com os canais oficiais do BB (4004-0001 em capitais e regiões metropolitanas; 0800 729 0001 nas demais localidades ou 61 4004 0001 por WhatsApp) e registre um boletim de ocorrência.
Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
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