Home
Tecnologia
Compras online em mercados e farmácias viram rotina na pandemia
Tecnologia

Compras online em mercados e farmácias viram rotina na pandemia

publisherLogo
Tecmundo
18/02/2022 23h00
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14895735/original/open-uri20220218-19-hpsqbr?1645225488
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

As compras online se tornaram bastante populares no Brasil desde o começo da pandemia, segundo a pesquisa Consumo Online no Brasil, realizada pelo PayPal . Quase 90% dos brasileiros entrevistados afirmaram ter feito mais compras pela internet em mercados e farmácias durante o período. No último ano, cerca de 78% da população contratou serviços de entrega desses estabelecimentos ao menos uma vez no mês.

Para comparação, em março de 2020, cerca de 36% dos brasileiros compravam mantimentos ou remédios de forma online diariamente ou semanalmente. Durante a pandemia, esse índice ultrapassou os 55%, e 83,1% diz que as compras online de supermercado e farmácia já fazem parte do dia a dia.

Economia

No Brasil, 89,8% das pessoas compra nesses estabelecimentos de maneira online porque economizam tempo, enquanto 89,5% o fazem porque economizam dinheiro. Já 88,6% dos respondentes dizem conseguir acompanhar melhor suas despesas de farmácia e supermercado quando pagam online ou via apps.

Pagamento

Os cartões de crédito são o principal meio de pagamento online em farmácias e supermercados (76,2%). Em seguida vêm os cartões de débito (62,2%), o Pix (42,8%), as carteiras digitais (29,3%), o dinheiro em espécie (11,1%) e a transferência bancária (5,2%).

Segundo o estudo, quem usa carteiras digitais para fazer compras em farmácias e supermercados tende a fazer isso com mais frequência (82% dos casos). 

Saúde e segurança

Cerca de 78% dos entrevistados afirmaram que compram online ou por meio de aplicativos nesses estabelecimentos por motivos de saúde ou para evitar o contágio. Além disso, 61,8% dos consumidores estão preocupados com a segurança das compras online – índice que cai para menos de 40% quando a compra é realizada via carteira digital.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também