Conheça os principais significados dos emojis
Tecmundo
Os emojis se tornaram uma forma simples de adicionar emoções às mensagens que são trocadas diariamente no WhatsApp e outros mensageiros. Divertidos, eles ajudam a estabelecer uma conexão maior entre as pessoas durante as conversas.
Estudos científicos revelaram que o uso das “carinhas” pode influenciar emoções, construir melhores relacionamentos e até auxiliar no aprendizado. Isso explica o motivo pelo qual essas figuras se tornaram uma parte importante da comunicação moderna.
A seguir, descubra os significados de alguns emojis populares e qual é o melhor momento para usá-los em uma conversa:
Sorrisos e suas variações
Os rostos sorridentes com os olhos fechados são os emojis usados com mais frequência. Simples, eles representam a felicidade ou a positividade de quem está do outro lado da tela.
Em algumas ocasiões, esses sorrisos podem ser aplicados quando alguém realiza uma crítica construtiva e quer amenizar o tom pesado do “discurso”. Por isso, é sempre importante analisar o contexto para a interpretação.
Com proposta semelhante, as figuras sorridentes com olhos e bocas abertas são usadas para expressar um grande nível de felicidade. Diferente dos exemplos anteriores, esses emojis raramente tem conotação negativa.
Outra variação popular de sorrisos são os rostos felizes com lágrimas de alegria. Nesse caso, a ideia é bem simples: mostrar que a pessoa está rindo muito de uma piada ou situação.
Caras tristes e irritadas
A figura pensativa, decepcionada ou triste com lágrimas nos olhos são usados para transmitir uma emoção negativa. Dessa maneira, elas podem representar tristeza, remorso, arrependimento ou decepção.
Além de representarem uma pessoa assustada, os rostos boquiabertos também indicam que o comunicador está em choque ou decepcionado. Por isso, eles costumam aparecer em conversas com temas “polêmicos”.
Outro emoji usado com sentido de desaprovação é o rosto com uma sobrancelha erguida. Na maior parte dos casos, ele significa que a pessoa está desconfiada ou não acredita na fala do outro.
Bem diretos, qualquer carinha vermelha ou com os olhos cerrados demonstram insatisfação. Essas figuras revelam alguma emoção negativa em relação à conversa ou atitude de outra pessoa.
Confusão, susto e medo
Os rostos de cabeça para baixo ou com expressão confusa demonstram algum tipo de mal-entendido. Eles indicam que algo que a outra pessoa falou não faz muito sentido ou não ficou claro para quem está enviando a mensagem.
Os emojis fazendo careta, ruborizado ou com uma gota de suor frio representam que a pessoa está preocupada ou constrangida com alguma situação. O mesmo acontece com o rosto sem boca, que também indica que alguém está sem palavras.
Por fim, os rostos com detalhes azuis na parte superior representam os vários “estágios” de medo. Essas figuras também são usadas para representar pensamentos irônicos durante a conversa.
Emojis para flertar
Obviamente, os emojis também podem ser usados para expressar “segundas intenções” durante a conversa com o “crush”. O melhor representante dessa categoria é o “Smirking Face”, normalmente usado para adicionar uma conotação sexual.
Para quem não quer ser tão direto, o emoji piscando é uma opção mais bem-humorada. Entretanto, é preciso ter cuidado para não confundir a pessoa do outro lado da tela e ela pensar que é uma brincadeira.
Os rostos enviando beijos são indicados para quem deseja manter o clima romântico. Eles são bem comuns entre casais ou pessoas bem carinhosas, assim como a figura com os olhos com o coração.
Mãos também falam
Além de vários rostos, existem os emojis que representam expressões feitas com as mãos. Por exemplo, os clássicos polegares para cima ou para baixo indicam aprovação ou reprovação, respectivamente.
Apesar de não ter nenhuma conotação religiosa, outro emoji bastante usado é o das mãos unidas. Em geral, ele significa que a pessoa está agradecendo, enviando uma oração ou “suplicando” um favor.
Similar ao exemplo anterior, a figura com as duas mãos levantadas em comemoração está associada a “Mãos de Louvor”. Por isso, elas são empregadas quando uma pessoa quer mostrar apoio ou apreço por outro indivíduo.
Embora esteja associado ao aceno “hang loose” dos surfistas, a mão com o polegar e o mindinho levantados tem outros significados fora do Brasil. Ele quer dizer “me ligue depois” nos EUA ou pode representar o sinal “shaka” – um gesto afetuoso na cultura havaiana.