Consumo de streaming cresceu 34% com impulso de conteúdo exclusivo
Tecmundo
De acordo com relatório da App Annie, o consumo das plataformas de streaming cresceu consideravelmente nos últimos anos, e ainda sugere saltos em assinaturas próximos a lançamentos exclusivos das plataformas.
Enquanto o recorde é da Indonésia com salto de 140%, crescimento no Brasil também foi significativo, de 34% entre 2019 e 2021. Naturalmente, a pandemia de covid-19 também contribuiu bastante para esse crescimento.
Crescimento no consumo de serviços de streaming
Muitos exclusivos
O lançamento de produtos exclusivos também motivou muito novas assinaturas. A série Round 6 (Squid Game), mesmo sem muita divulgação prévia, se tornou um fenômeno e 30 dias após seu lançamento garantiu à Netflix um aumento de 6% no número de assinaturas.
Apesar de parecer um número pouco expressivo, vale ressaltar que o serviço está no mercado desde 2007 e, segundo o site Statista, terminou o ano de 2021 com uma base de aproximadamente 214 milhões de usuários.
Percentual de novos assinantes 30 dias após lançamentos exclusivos
O HBO Max vem investindo pesado nos exclusivos como os especiais de Harry Potter e Friends. Apesar da reunião de elenco de Harry Potter ser recente e não aparecer na estatística, o especial Friends: The Reunion garantiu um crescimento de 34% em novos assinantes.
Futuro do audiovisual
A Globo já reconheceu o streaming como o futuro do mercado audiovisual e mesmo competindo com Disney+ e YouTube, o GloboPlay está em primeiro lugar em média de tempo assistido no país.
GloboPlay é a plataforma de streaming com maior tempo médio de consumo no Brasil
Além de oferecer a programação aberta sem qualquer custo, a assinatura da plataforma garante todos canais pagos da TV Globo, como SporTV, GNT, séries premiadas como Verdades Secretas e a cobertura completa do Big Brother Brasil.
Mesmo com as críticas sobre a exclusividade de produtos, em teoria, dificultar o acesso a cultura, a bem da verdade, a soma das mensalidade todas as plataformas ainda sai bem mais em conta que um pacote completo de TV a cabo.