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Devs de Ratchet and Clank teriam brigado pela aparência de Rivet
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Devs de Ratchet and Clank teriam brigado pela aparência de Rivet

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Tecmundo
26/07/2021 18h00
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Um ex-funcionário da Insomniac Games, que fez parte do time de desenvolvimento por trás de Ratchet & Clank: Rift Apart, relatou uma briga que teria acontecido dentro do estúdio a respeito da aparência de Rivet. Segundo Xavier Coelho-Kostolny, alguns diretores do game queriam que ela ficasse mais "estereotipicamente feminina", o que resultou numa discussão com outros devs.

Coelho-Kolstony fez seu relato no Twitter, onde afirma que o diretor do jogo e o diretor de arte queriam que ela tivesse características mais comumente associadas a mulheres, o que se traduz em quadris mais largos e seios – um volume por baixo da armadura, neste caso.

Enquanto isso, o líder de roteiro, o diretor técnico de personagens e Coelho-Kolstony brigaram para não mexer na aparência da personagem porque isso não faria sentido. Afinal, ela é uma raposa espacial, não uma mulher.

We believed that:

1. It went against the message of the game, which is that anyone can be a hero regardless of how they look
2. You don't need to be stereotypically feminine to be a woman
3. RIVET IS A FUCKING ALIEN SPACE FOX, JUST LIKE RATCHET

Mas o principal ponto que o ex-dev e seus colegas defenderam na discussão é que essa mudança iria contra a mensagem do game. A ideia é que qualquer pessoa pode ser um herói, não importando sua aparência. E também que você não precisa parecer um estereótipo para ser uma mulher.

Coelho-Kolstony diz que a discussão durou quase meia hora e terminou quando ele pegou um pôster do jogo da parede e colocou na frente dos diretores, perguntando então o quanto Ratchet se parecia com um homem humano.

Depois da briga, todo mundo ficou meio frustrado e Coelho-Kolstony deixou a companhia algumas semanas depois, bem como outros participantes da discussão, mas ele não entra em detalhes sobre os outros envolvidos.

O ex-Insomniac não fez seu relato "do nada". Ele quis contar sobre a situação por causa do processo que a Activision Blizzard está enfrentando por causa dos assédios praticados dentro da companhia. Coelho-Kolstony diz que os problemas às vezes começam em níveis bem menores e não muito graves, mas que não mostrar apoio nessas horas já desencoraja possíveis vítimas a procurarem ajuda em problemas mais sérios em outras situações.

Something for my fellow men in gamedev, especially those just now entering the industry:

There are a lot of things you may run into that aren't directly harmful to people in the same way as sexual harassment, but they still contribute to hostile environments and harm.


Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
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