Dinheiro esquecido em bancos vira tema de golpe online no Brasil
Tecmundo
O laboratório de segurança digital Psafe identificou golpes em mensageiros e redes sociais relacionados ao sistema do governo que mostra se você tem dinheiro a receber de bancos.
As páginas falsas simulam o cadastro e a conferência do Sistema de Valores a Receber e do Registrato, do Banco Central. O tema é quente e deve atrair muitos desavisados: a primeira versão do serviço do Governo Federal até saiu do ar pela quantidade de acessos e precisou ser refeita.
Só um dos sites maliciosos encontrados já teria sido visitado por mais de 560 mil pessoas em um mês. Caso as potenciais vítimas tenham utilizado seus dados pessoais nos campos de texto, as informações podem ter sido roubadas.
Alguns exemplos de sites falsos que simulam a consulta com os seus dados.
O endereço para os sites falsos são enviados em masa em redes sociais ou mensageiros como o WhatsApp e alegam que aquele é o método para descobrir se você tem dinheiro sobrando em bancos.
Como resultado do cibercrime, a vítima acaba fornecendo nome, CPF e até dados da conta bancária, o que pode resultar em roubo de identidade, fraude e crimes financeiros.
Para não cair no golpe, acesse apenas o site oficial para consulta do Sistema Valores a Receber (SVR) e evite clicar em endereços suspeitos enviados em plataformas, mesmo que de fontes conhecidas.